O Serviço de Psicologia, desenvolveu o projeto de transição para o 2º ciclo, junto de alunos e alunas finalistas do 4º ano.
Este ano com especial ênfase na gestão das emoções, por enquadramento nas situações vivenciadas de ensino à distância, motivadas pela situação pandémica, que nos remeteu ao temporário isolamento profilático em contexto familiar.
Tendo como base de intervenção o projeto de desenvolvimento socioemocional “Devagar se vai ao longe” dinamizado pelo SPO em articulação com as professoras titulares, foram explorados sentimentos e emoções, com a abordagem a estratégias de coping e autorregulação das emoções, em ambiente reassegurador dos afetos, numa lógica de aumento do aumento da realização académica e de diminuição de problemas emocionais e comportamentais.
A última sessão deste projeto de transição escolar, decorreu no dia 7 de junho, na escola sede, onde no auditório, a diretora de turma de 5º3, Ângela Patrícia e os seus alunos, em colaboração com a psicóloga Judite Costa, apresentaram as principais características do próximo ciclo de ensino, bem como as competências necessárias para uma boa adaptação escolar, havendo espaço para debate e esclarecimento de dúvidas. Esta professora surpreendeu crianças e adultos com a apresentação de mensagens positivas, realizadas pelos estudantes da sua direção de turma, em origami e em forma de estrela, situação que foi considerada como a “estrela guia” para o próximo ano. De seguida alunos visitaram os principais espaços físicos da escola, visita aos gabinetes do SPO e da direção, secretaria e biblioteca escolar, refeitório….
O lanche, oferecido pela direção, ocorreu em ambiente informar e de partilha, na presença dos colegas de 4º ano de Gondifelos, que com facilidade os deixaram perfeitamente integrados. Na biblioteca ainda foi possível a realização de um pedi book, com uma exploração orientada da biblioteca escolar, a professora bibliotecária Rosa Dias, contou de forma expressiva uma pequena história e no final lançou o desafio da escrita de mensagens sobre esta experiência que resultou em testemunhos muito positivos.
Intervenientes e dinamizadores avaliaram esta atividade como francamente positiva, uma vez que colaborou para a promoção da diminuição dos níveis de ansiedade, competências sociais e de adaptabilidade. Numa lógica de interação com as famílias foi também disponibilizado um guia de sugestões dinamizado pelo serviço de psicologia, para melhor acompanhamento do processo de transição das suas crianças e desta forma se promover o diálogo e a partilha de ideias com a melhor rede de apoio.