Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A grande aventura do final de ciclo do 4G está quase a chegar ao fim, uma aventura que começa sempre com o grande desafio de aprender a juntar as letrinhas e de com elas descobrir o mundo.

Que grande aventura vivemos, tantas descobertas fizemos, mas a maior de todas foi sem dúvida a da aprendizagem da leitura, bem como do desenvolvimento pelo gosto de aprender sempre mais… Logo podemos dizer que o nosso Plano de Turma “Ler para Conhecer o Mundo” não termina aqui, pois a leitura e a avidez pelo conhecimento são uma janela aberta ao mundo, só quem lê compreende o que o rodeia…
Deste modo, queremos fazer referência a diversas obras trabalhadas neste 4ºano, demonstrando o quanto crescemos e aprendemos, e de como estas contribuíram para a nossa cultura literária e crescimento pessoal. Algumas das obras não necessitam de apresentação pois são de grandes escritores portugueses e internacionais:
- A maior Flor do Mundo de José Saramago;
- O rouxinol de Hans Cristian Andersen;
- O Segredo do Rio de Miguel Sousa Tavares;
- A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen;
- O Beijo da Palavrinha de Mia Couto;
- Ynari, A Menina das Cinco Tranças de Ondjaki;
Queremos destacar esta última “YNARI A menina das cinco tranças” menos conhecida, mas com uma mensagem muito especial. Nesta história Ondjaki, escritor angolano, constrói e desconstrói as palavras fazendo pensar no verdadeiro valor de cada uma. Por exemplo, a palavra “pequeno”, o seu sentido dependerá daquilo que entendemos por uma coisa pequena.
Nesta obra Ynari descobre também que a guerra também faz parte do mundo, mas também mostra que as crianças com a sua magia e ternura podem mudar a humanidade e acabar com as guerras. Para Ynari a palavra “guerra” nunca deveria existir.
Esta obra tão atual, faz repensar o sentido das coisas e das palavras. E de como a palavra “Paz” é tão importante nos dias de hoje. É através da leitura que a crianças compreendem e interpretam o mundo, debatendo também o porquê das” Guerras”.
Façamos da leitura um instrumento de paz, para um mundo melhor!
Turma do 4G
Professora Fátima Machado

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 73 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top