Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Estabelecido no ano de 1950, pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Criança tanto pode ser comemorado em novembro, como em junho. No caso concreto de Portugal, a celebração tem lugar no dia primeiro de junho.

Também os alunos e os professores do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Gondifelos não podiam deixar passar o dia em claro, tanto mais, estiveram em jejum de festas praticamente nos dois anos anteriores devido à pandemia.
E este ano de 2022 tem trazido festa rija... repartida por três dias. Aliás, como diz o povo “Não há duas sem três.”
No dia 1, quarta-feira, apesar da ameaça de chuva, sob condições climatéricas boas, cumpriu-se o dia simbólico: bolas de sabão, jogos e muita música. A Associação de Estudantes teve uma colaboração muito estreita nas atividades desenvolvidas. A escola não esquecendo a efeméride, e sabendo que também se comemorava o Dia do Leite, resolveu presentear todos os alunos com um gelado à base de leite. Hummm, que iguaria e que importante é o leite na alimentação das crianças!
No dia 8, uma semana volvida, a euforia voltou a tomar conta das crianças, embora o tempo resolvesse pregar uma partida, uma vez que uma chuva miudinha e peneirada encharcava tudo e todos. Mas a festa não ficou por se realizar, bem pelo contrário. Desde cedo, tivemos a animação do palhaço Paulo: música, entretenimento, pinturas multicores, multiformes e multidivertidas. A tinta não era tóxica, logo era amiga da pele e do ambiente… era mesmo para parecermos ainda mais bonitos: estrelas, cerejas, corações, etc. Ah, e os balões…? Surgiram muitos… de vários tamanhos, feitios e olhares.
E se, no dia 1 se comemorava o Dia da Criança, desde o Polo Norte, ao Polo Sul, desde o Oeste na Califórnia, até ao Este na longínqua China, em Gondifelos bastou-nos o Este, não do ponto cardeal, mas do nosso querido rio. Sim, pulámos de alegria com a oferta do lanche pelo Bar do Parque Campismo da margem direita do rio Este. Toda a comunidade escolar achou esta parceria muito interessante e vislumbra, desde já, esperança em futuras colaborações.
Amanhã, dia 9 de junho, véspera de fim de semana prolongado, vamos ter um dia de loucura total: os sempre frenéticos e hiperativos insufláveis. O tempo vai ajudar, certamente, porque chuvas de junho não são para durar muito e o sol vai fazer reluzir todas as cores dos insufláveis. Vai ser um espetáculo de música, cor e divertimento.

É de salientar o apoio da Associação de Pais nestas iniciativas.
Todavia, e como o nosso agrupamento tem sempre um sentido de humanidade e solidariedade, no meio de tantas atividades e tantos dias de algazarra, não esquecemos que, segundo a UNICEF, há cerca de 30 milhões de crianças, por esse mundo fora, em dificuldade social e/ou económica. Para essas crianças, das nossas crianças o nosso imenso carinho e desejo que o futuro seja melhor.
Docentes do 1.ºCiclo de Gondifelos

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 31 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top