No dia 31 de maio de 2022, desloquei-me à Escola Aurélia de Sousa, no Porto, para participar na 2.ª fase das Olimpíadas da Língua Portuguesa, um projeto iniciado pela Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa e a Associação de Professores de Português.
O projeto tem em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino Básico e do Secundário.
Sendo este projeto também recebido no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, vários alunos do sétimo, do oitavo e do nono ano participaram na primeira fase do concurso
Começo por partilhar-vos a surpresa e o orgulho que senti quando fui uma das alunas convidadas pela minha professora de Português, Marta Couto, a participar neste projeto, ficando depois mais surpreendida quando consegui passar à fase seguinte. Reconheço que, nesse momento, senti uma grande responsabilidade por saber que ia representar esta escola. Para além disso, quero salientar que este concurso me ajudou no meu desenvolvimento pessoal e escolar, sendo um concurso interessante para desafiar a nossa aprendizagem. Sentí-me muito bem ao participar neste desafio, pois descobri que era melhor do que pensava nesta disciplina e por ser uma experiência nova.
Este acontecimento foi uma experiência importante para mim, que vai ficar sempre na minha memória.
Carolina Campos, 8º3