Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

No passado mês de Março foi emitido relatório final relativo à monitorização dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), concebidos e implementados pelas Escolas, entre 2020 e 2021, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), onde o AEG surge como referência de boa prática.

Para consultar o relatório clique aqui (X).
Este documento traça, no seu primeiro capítulo, o histórico das medidas de política educativa em Portugal no combate à pandemia por COVID-19. No segundo capítulo são descritas as intenções das Escolas aquando da submissão dos seus planos de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, nomeadamente do que respeita às principais medidas de intervenção educativa. O terceiro capítulo sintetiza a real ação estratégica desenvolvida no âmbito dos PDPSC, na qual se observa a predominância de áreas de intervenção descritas como as de Estímulo à inteligência socioemocional e desenvolvimento pessoal, Envolvimento familiar e comunitário, Desenvolvimento de competências de leitura, escrita e comunicação registando-se ainda a importância de outras áreas promotoras de melhorias sociocomportamentais como as relacionadas com a Multiculturalidade e cidadania, Mentorias e tutorias, Competências digitais e Artes, expressões e cultura. E, por fim, relatam-se práticas de referência disponibilizadas por algumas Escolas com o objetivo de divulgação, partilha e disseminação.
Com a medida “O Futuro Começa Aqui”, apresentada no relatório, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos surge como uma prática de referência, enquanto competência transversal, que desenvolve aptidões técnicas que permitem motivar os alunos para a utilização das novas tecnologias, usando a programação e a robótica como ferramenta de aprendizagem e como forma de explorar o pensamento abstrato dos alunos e de estimular a sua criatividade. Explorando o potencial das tecnologias da informação e comunicação, trabalha de forma colaborativa (docentes e técnico de informática) e tem uma visão holística e agregadora dos vários projetos, planos e contextos de sala de aula e surge como uma vantagem na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem como é expresso na medida “Capacitação e Desenvolvimento da Literacia Digital e das Competências Digitais para a Infoinclusão”, cujo impacto descreve a agregação dessas três dimensões: com o desenvolvimento do Plano de E@D, implementação das Ações do Projeto Educativo, Programa Escola Digital e PADDE. A ação da técnica recrutada no âmbito do projeto é fundamental para o envolvimento, dinamização e implementação de práticas diferenciadas em sala de aula com o uso das TIC. O Agrupamento deu um salto qualitativo na melhoria da comunicação e uso das TIC em sala.

Parabéns ao AEG pela sua prática de referência nacional!

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 106 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top