Os alunos da escola EB1 de Outiz têm vindo a estudar as plantas e os animais e as suas características. E como sabemos, para aprender nada há melhor do que ver e pegar. Por isso, os professores organizaram, em conjunto com a Câmara Municipal, uma visita de estudo ao Parque da Devesa para explorar as plantas.
Assim, no dia 22 de abril, pela manhã, todos os alunos da escola foram de autocarro até ao Parque da Devesa. Quando lá chegaram, foram recebidos na casa do Território pela Dr.ª Lia Cardoso que explicou a visita que os alunos iriam fazer. Pouco tempo depois, aproveitando que não estava a chover, os alunos começaram a sua visita, explorando os cheiros, sons, texturas e cores do parque. Puderam tocar em arbustos de alecrim, sentir o seu aroma e a seguir viram um gigantesco Carvalho Alvarinho. Aí a Dr.ª Lia explicou as partes constituintes das plantas: mostrou as raízes, as folhas, o tronco, as flores e os frutos. Os alunos puderam até aprender que os bulhados não são sementes, mas sim berços de insetos criados pelos carvalhos.
Como a chuva estava a chegar, os alunos entraram na Casa do Território e aí tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Famalicão Naturalmente”. Nesta fantástica exposição os alunos puderam ver como a paisagem natural do município mudou ao longo dos últimos 6000 anos! Usando uma lupa mágica, os alunos descobriram alguns animais e plantas autóctones, aprenderam que agora a nossa paisagem tem muito menos plantas e animais do que há milhares de anos. Descobriram que agora temos muitos carros, casas, estradas e alguma poluição. Felizmente, também ficaram a saber que agora estamos a trabalhar para melhorar e proteger a natureza.
No fim, terminaram a visita desenhando um animal a partir de uma folha de carvalho. Todos os desenhos ficaram diferentes e fantásticos. Claro que não poderiam sair sem tirar uma fotografia que ilustrasse esta visita.