Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

2022 05 400AnosMoliereA turma 8º1 participou, no dia 7 de maio, no Festival de Teatro, em Riba de Ave, no Teatro Narciso Ferreira, no âmbito da comemoração dos 400 anos de nascimento de Molière.

Esta ação integrou um projeto de cooperação do Município de Vila Nova de Famalicão com a Embaixada de França em Portugal, o Institut Français du Portugal, a Alliance Française Guimarães-Braga, a rede de distribuição E.Leclerc/Culturíssimo France, e a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
No palco, os alunos apresentaram uma representação teatral, em Francês, intitulada “Les Femmes Savantes ou Debout Les Carottes”, uma comédia em três atos de Larent Van Wetter, onde entre uma esposa muito vegan, uma filha que milita energicamente contra o aquecimento global e uma irmã budista um tanto ninfomaníaca, o pobre Chrysal (aliás Viandal) não consegue comer o seu hambúrguer. Sobretudo, quando a segunda filha lhe suplica que convença a mãe a deixá-la casar com Biotendre, quando a mãe só tem olhos para Trissotin, bem-falante, antiglobalização e talvez algo oportunista.
Nas aulas de Francês, com a professora Rosa Dias, desde novembro que os alunos preparam a peça, decoram as falas, concebem os fatos e os adereços, aprenderam a movimentar-se e a colocar a voz e deram vida às personagens que escolheram. O Conselho de Turma foi envolvido e todos os momentos livres foram dedicados à encenação da peça, que não dispensou a pancadas de Molière. Os Encarregados de Educação colaboraram na aquisição, empréstimo e confeção de fatos e adereços bem como no transporte do cenário. A Educadora social Cátia Maia colaborou na maquilhagem dos atores.
A equipa de atores foi constituída pelos alunos Beatriz Bastos, José Araújo, Luís Costa, Maria Inês Viana, Mariana Araújo, Martim Ferreira, Miriam Abreu Pereira, Rafael Correia, Santiago Mano e Simão Leal. O ponto era a Margarida Silva, a sonoplastia e luminotecnia estiveram a cargo do Nuno Silva secundado pelo professor Carlos Bom, a cenografia foi da responsabilidade do professor Abílio Castelo Branco, que contou com a colaboração do Nuno Cardoso e do Gonçalo Cruz. A coordenação do guarda-roupa foi efetuada pelo Miguel Silva, coadjuvado pelo David Carvalho e pela professora Natália Oliveira. A encenação foi da responsabilidade da professora de Francês, Rosa Dias.

Os nossos atores proporcionaram um bom espetáculo ao público, que riu a bom rir com as peripécias, os jogos de palavras muito bem pronunciadas e audíveis, bem como a boa movimentação em palco.
Após o jantar, os alunos, os pais e os professores assistiram a um espetáculo a solo do ator da Comédie Française, Éric Génovèse, na Casa das Artes, a que se seguiu a cerimónia de entrega de prémios. Cada aluno recebeu dois livros de Molière e a equipa vencedora, de Joane, foi contemplada com o vale da viagem a Bordéus.
Um agradecimento à Direção, que facilitou a troca de salas para os ensaios e marcou presença no espetáculo. Um muito obrigado a todos os que contribuíram para o sucesso deste projeto.
Muitos parabéns a todos os participantes, que deram o seu melhor, e especialmente aos nossos alunos pelo fantástico progresso e espetáculo conseguido.

A professora de Francês, Rosa Dias

XI Fórum AEG 

RESPOSTA MULTINÍVEL
PARA VOAR MAIS ALTO!

Dia 19 de maio
Um momento alto
de reflexão e partilha
PARTICIPE!

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

Concurso Diretor 

Está aberto o procedimento
concursal prévio à
eleição do/a Diretor/a
do Agupamento de Escolas

de Gondifelos

Por favor clique abaixo
para ver os documentos:

Aviso de Abertura
(Diário da República
12/04/2022)

Regulamento Eleitoral

Requerimento
para apresentação
de candidatura

Declaração de autorização
 de acesso 
a dados pessoais
 

«««««  »»»»»

Lista Candidatos Admitidos

Desafio Histórico 

Clica para ver
como podes participar!

Oferta Formativa VNF 

Estás pronto para o 10º ano?

Queres conhecer melhor
a oferta formativa de
Vila Nova de Famalicão?

Consulta a brochura disponível,
clicando na imagem abaixo

Login

Online 

Temos 149 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top