Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 21 de abril, os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Gondifelos realizaram uma visita de estudo cultural e interdisciplinar à cidade do Porto.

A saída da Escola foi por volta das 9:15H e chegamos à cidade do Porto cerca das 10:30H, mais propriamente ao Teatro Sá da Bandeira, onde fomos assistir à peça de teatro «O Príncipe Nabo», levada à cena pela Companhia de Teatro Cultural Kids. Neste espetáculo, com música, alegria e algumas surpresas, ficamos a conhecer a história da princesa Beatriz e a bela lição de vida que acabará por lhe acontecer, fazendo com que esta perceba o verdadeiro valor das “coisas”, e que a felicidade pode estar, onde nunca pensamos que ela possa existir…
O espetáculo pareceu corresponder às expectativas dos alunos, que o consideraram divertido e pedagógico.
Saímos do teatro e o autocarro dirigiu-se para os Jardins do Palácio de Cristal, onde, chegamos por volta das 12:30H. Aqui almoçamos, apreciamos o espaço envolvente e tivemos a oportunidade de usufruir de um agradável momento de convívio, descontração e regozijo por não se terem concretizado as previsões de chuva.
Por volta das 13:45H dirigimo-nos para a Casa do Infante. Neste museu, fomos divididos em três grupos, cada um acompanhado do seu guia. Construída em 1325, a Casa do Infante é assim designada por aí ter presumidamente nascido o Infante D. Henrique, o Navegador. O edifício, dos mais antigos da cidade, terá sido também o maior em dimensão, sobretudo pelas duas torres mandadas construir no século XIV, há muito desaparecidas. O monumento nacional foi servindo diferentes propósitos ao longo dos tempos, como residência para visitas oficiais da Casa Real, a antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda, que aí tiveram os seus serviços instalados durante vários séculos. Nos anos 90 do século XX, a casa foi restaurada e, como resultado das escavações arqueológicas, revelaram-se vestígios da ocupação moderna, medieval e romana. Os pavimentos em mosaico entre outras descobertas, indicam ter sido ainda a habitação ou palacete de um cidadão abastado no período romano. Além das exposições permanentes e do Arquivo, foi aberto recentemente o GABINETE DO TEMPO, com um ciclo de exposições que provoca uma experiência aprofundada sobre episódios e perspetivas da cronologia da cidade, convocando a memória e permitindo a imaginação de saltos e relações mais ou menos prováveis entre este e outros tempos.
Tanto os professores como os alunos envolvidos, consideraram esta atividade muito positiva, não só, pelo enriquecimento cultural que promoveu como pela aprendizagem efetuada.
Por volta das 16:15H, partimos de regresso a Gondifelos, dando por terminada a visita de estudo, que, quer na perspetiva dos alunos, quer dos docentes, foi agradável e muito enriquecedora cumprindo-se, desta forma, os objetivos previamente traçados.
Fátima Maia – professora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 80 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top