Um grupo de docentes, composto por três professoras e um professor, esteve em Bolonha, Itália, entre os dias 4 e 9 do corrente mês, a realizar uma formação no âmbito da área da Cidadania.
Efetivamente, a nossa escola está envolvida num projeto internacional designado "Education for Citizenship 3.0", numa parceria com a YUPI, tendo em vista fomentar a participação dos alunos e de toda a comunidade escolar, nas áreas da sustentabilidade global e da auto eficácia e participação cívica. Tal parceria insere-se no quadro do programa ERASMUS + e o projeto implica contactos diretos e interação com profissionais de uma escola e de uma organização não governamental de Itália e da Polónia. As sessões de formação envolveram atividades que pretenderam trabalhar a escala de referência para uma escola democrática. Esta ferramenta será aplicada no AEG e será o ponto de partida para o trabalho a desenvolver no âmbito deste projeto, que tem como público-alvo os alunos do 7º ano, seus encarregados de educação, professores e pessoal não docente, numa perspetiva de “Whole School approach”.
Em Bolonha, o grupo formado por participantes dos três países (Bangherang (IT), ArtesEdu (PL), Agrupamento de Escolas de Gondifelos (PT), escola Archimede (IT) e escola Radziadzu (PL) e YUPI (PT)), teve oportunidade de se conhecer e discutir aspetos basilares da educação não formal, com uma análise de como e onde ela está presente nas suas escolas. Foram explorados tópicos considerados pelo grupo como pilares da democracia, numa perspetiva europeia e à escala global, e também a noção de "participação democrática" nas escolas.
Houve também a oportunidade de explorar a cidade de Bolonha e conhecer a associação local "Hamelin", que promove exposições e realiza publicações que estimulam o gosto pela leitura a crianças e jovens como forma de contribuir para democratizar o acesso à leitura.
Esta experiência proporcionou aos participantes uma experiência profissional única que certamente fomentará a melhoria das práticas educativas no Agrupamento.