Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

2022 04 SemanaUbuntuFinalmente, a esperada Semana UBUNTU do Agrupamento de Escolas de Gondifelos aconteceu entre 4 e 8 de abril, com a participação de 28 alunos das turmas 7.º1, 7º2 e 7º3.

As atividades foram implementadas pelos grupos de Educadores Ubuntu do AEG apoiados por um Animador do Instituto Padre António Vieira, organização promotora do projeto.
Ubuntu significa, na sua essência, “tornar-se pessoa” e o projeto, abraçado com curiosidade e expetativa pelos nossos alunos, visa, essencialmente, desenvolver as competências socio-emocionais dos jovens, designados como pilares do método Ubuntu, nomeadamente o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, que lhes permitam exercer a sua cidadania enquanto líderes servidores, que se orientam por uma ética do cuidado (cuidar de si, cuidar dos outros e cuidar do planeta) e pela capacidade de construir pontes, reforçando o capital social das comunidades onde se inserem e do mundo de que fazem parte.
Cada dia da Semana Ubuntu teve um significado distinto com enfoque em alguns dos pilares do método Ubuntu, concretizando-se dinâmicas diversificadas e apelativas, em abordagem participativa, experiencial e relacional e com recursos lúdico-pedagógicos variados. Durante a semana, o grupo teve a satisfação de receber a Dra. Mariana Marques, Presidente da Associação Juvenil YUPI, que trouxe o precioso testemunho “construir pontes” (2º dia) e ainda, no 3º dia, a convidada Professora Cristina Ferreira com o magnífico testemunho “superar obstáculos”. Os alunos interiorizaram as palavras dos convidados e foram curiosos na procura de mais sabedoria, com respeito e muita admiração.
A Semana Ubuntu foi intensa e intensiva, exigiu rigor no cumprimento de regras de convívio e de trabalho, o grupo articulou de forma exemplar, e todos se envolveram ativamente nas diversas dinâmicas, empenharam-se e caminharam, sem críticas nem julgamentos, juntos, lado a lado, a passos firmes rumo a cada meta. Em cada curva do caminho, foram-se debelando dúvidas e receios, gerindo emoções, encontrando sentimentos, estabelecendo reflexões, reconhecendo líderes e exemplos, descobrindo os outros e valorizando a si mesmos e aos outros.
Com a nostalgia do fim da Semana UBUNTU no olhar de todos (participantes e educadores), com a ajuda no nosso Diretor Professor Jones Maciel, certificaram-se os novos líderes da Academia de Líderes Ubuntu com a entrega dos certificados, além da já detida t-shirt, com a certeza absoluta de que esta semana foi única, para muitos dos que nela participaram!

Grupo de Educadores Ubuntu
Diana Silva, Judite Costa, Cristiana Faria, Rosa Dias, Carlos Araújo, Carlos Bom.

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 133 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top