Finalmente, a esperada Semana UBUNTU do Agrupamento de Escolas de Gondifelos aconteceu entre 4 e 8 de abril, com a participação de 28 alunos das turmas 7.º1, 7º2 e 7º3.
As atividades foram implementadas pelos grupos de Educadores Ubuntu do AEG apoiados por um Animador do Instituto Padre António Vieira, organização promotora do projeto.
Ubuntu significa, na sua essência, “tornar-se pessoa” e o projeto, abraçado com curiosidade e expetativa pelos nossos alunos, visa, essencialmente, desenvolver as competências socio-emocionais dos jovens, designados como pilares do método Ubuntu, nomeadamente o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, que lhes permitam exercer a sua cidadania enquanto líderes servidores, que se orientam por uma ética do cuidado (cuidar de si, cuidar dos outros e cuidar do planeta) e pela capacidade de construir pontes, reforçando o capital social das comunidades onde se inserem e do mundo de que fazem parte.
Cada dia da Semana Ubuntu teve um significado distinto com enfoque em alguns dos pilares do método Ubuntu, concretizando-se dinâmicas diversificadas e apelativas, em abordagem participativa, experiencial e relacional e com recursos lúdico-pedagógicos variados. Durante a semana, o grupo teve a satisfação de receber a Dra. Mariana Marques, Presidente da Associação Juvenil YUPI, que trouxe o precioso testemunho “construir pontes” (2º dia) e ainda, no 3º dia, a convidada Professora Cristina Ferreira com o magnífico testemunho “superar obstáculos”. Os alunos interiorizaram as palavras dos convidados e foram curiosos na procura de mais sabedoria, com respeito e muita admiração.
A Semana Ubuntu foi intensa e intensiva, exigiu rigor no cumprimento de regras de convívio e de trabalho, o grupo articulou de forma exemplar, e todos se envolveram ativamente nas diversas dinâmicas, empenharam-se e caminharam, sem críticas nem julgamentos, juntos, lado a lado, a passos firmes rumo a cada meta. Em cada curva do caminho, foram-se debelando dúvidas e receios, gerindo emoções, encontrando sentimentos, estabelecendo reflexões, reconhecendo líderes e exemplos, descobrindo os outros e valorizando a si mesmos e aos outros.
Com a nostalgia do fim da Semana UBUNTU no olhar de todos (participantes e educadores), com a ajuda no nosso Diretor Professor Jones Maciel, certificaram-se os novos líderes da Academia de Líderes Ubuntu com a entrega dos certificados, além da já detida t-shirt, com a certeza absoluta de que esta semana foi única, para muitos dos que nela participaram!
Grupo de Educadores Ubuntu
Diana Silva, Judite Costa, Cristiana Faria, Rosa Dias, Carlos Araújo, Carlos Bom.