No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas (OPE), os alunos do 3.º ciclo votaram esta quinta-feira, dia 24 de março, nas cinco propostas em apreciação.
Após um período de divulgação/sensibilização dos alunos para a participação, seguiu-se o desenvolvimento e apresentação de propostas e consequente divulgação e debate das mesmas, os alunos não quiseram deixar passar a oportunidade de participar na seleção da medida que consideram ser a mais útil para a sua escola.
A proposta denominada “O Nosso Pequeno Estádio” (Medida D), apresentada pelos alunos Lara Gonçalves (9º3), Mariana Costa (9º3), Mariana Ribeiro (9º3), Beatriz Bastos (8º1) e Martim Ferreira (8º1), foi a vencedora. Esta, que resultou da fusão de duas propostas muito semelhantes e com objetivos comuns, consiste na melhoria do campo coberto, com a colocação de bancos, balizas, redes de proteção, corta-ventos e remarcação das linhas. A medida prevê igualmente a aquisição de bolas de futebol para os alunos e a implementação de horários intercalados para que tanto raparigas como rapazes possam usufruir do espaço.
As outras quatro propostas a votação propunham a recuperação dos bebedouros e distribuição de garrafas de água reutilizáveis gratuitamente; a colocação de mesas, bancos e guarda-sóis em cinco espaços exteriores; a instalação de um parque para bicicletas e a colocação de barras de apoio nas casas de banho.
A medida vencedora obteve 70% dos votos, uma votação que expressa claramente a vontade dos alunos em ver esta medida concretizada.
A coordenação agradece a todos aqueles que participaram e se envolveram no OPE, designadamente os alunos proponentes, os subscritores e seus diretores de turma e professores tutores que os apoiaram neste processo que está ainda em curso. Este agradecimento estende-se às alunas Ana Marques, Carolina Oliveira, Carolina Campos, Inês Rego e Maria Martins, do 8º3, que asseguraram o funcionamento da mesa eleitoral.
Com a apresentação dos resultados da votação, dar-se-á o planeamento da execução da medida vencedora até meados de junho. Este processo decorrerá até final do ano civil.
O OPE voltará no próximo ano e com ele todo o processo democrático que garante a possibilidade aos alunos de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.
No próximo ano letivo, os alunos já poderão usufruir de um espaço cuidadosamente melhorado para e a pensar exclusivamente neles e nelas.