Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2022 03 CastelosMedievaisMelhor ou pior conservados, construídos de raiz ou reaproveitando antigos castros e muralhas, os castelos espalham-se na paisagem portuguesa de norte a sul.


Castelo n. m. 1. residência real ou senhorial dotada de fortificações 2. praça-forte protegida por fosso, muralhas, torres, barbacã …
Dicionário Houaiss do Português Atual

Castelo nome masculino1. Solar senhoril fortificado 2. Fortaleza.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/castelo [consultado em 14-03-2022]

 

Durante a reconquista cristã da Península Ibérica, recintos fortificados localizam-se em posições estratégicas, fortemente defendidos por muralhas, de difícil acesso e com ótima visibilidade sobre a paisagem. Em resposta à insegurança vivida pelas populações naqueles tempos tornam-se castelos-refúgio. Os tempos eram outros e as ameaças à vida eram constantes, quer de reinos vizinhos, quer de simples ladrões, que lançavam o terror nas comunidades rurais. Ao som do repicar dos sinos todos deixavam o que estavam a fazer e dirigiam-se rapidamente para a proteção do castelo. Mas, não ficaram famosos só por esta razão.
Embora as guerras fossem frequentes, nos períodos de paz, os castelos eram locais de convívio e, por vezes, de festas. Aí se celebravam vários jogos, como os torneios, ou justas, e se praticava a caça nas terras e bosques que os rodeavam.
Estas construções em pedra eram frias, com divisões amplas e pouco confortáveis. O aquecimento era feito através de lareiras. Com o fim da guerra, as damas trataram de tornar o ambiente mais acolhedor. Para isso cobriam o chão com peles e tapetes e as paredes com tapeçarias.
No contexto do estudo da reconquista cristã e da formação do reino de Portugal, a professora de História e Geografia de Portugal lançou aos alunos de 5º ano do AEG o desafio de realizarem um trabalho de pesquisa sobre um castelo português e a construção de um castelo medieval com a colaboração da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica para a sua execução. Esta atividade contou ainda com a preciosa colaboração dos Encarregados de Educação, estreitando assim a relação escola/família. Em articulação no âmbito da disciplina de Português fizeram a leitura orientada da obra “Uma Viagem ao Tempo dos Castelos”, da coleção “Uma Viagem no Tempo”, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A todos expressamos o nosso agradecimento pela motivação e empenho demonstrado e que resultou numa grande exposição, não só em quantidade, mas também em criatividade.
Para enriquecer o conhecimento sobre estas importantes construções foram acrescentadas à exposição informações sobre as suas principais características e a divulgação de sites especializados sobre o tema.
É nosso desejo que esta atividade tenha despertado uma vontade de reconquistar, explorar e preservar o nosso património nacional, a nossa história, a nossa cultura e a nossa identidade.

Departamento de CSH

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 60 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top