O Projeto Educativo do AEG defende a transformação do Agrupamento na “Escola para um Amanhã Diferente”, destacando a preocupação do desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia.
Neste contexto, surgiu a criação de um Plano de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE), cuja implementação pretende orientar a comunidade educativa na mobilização da tecnologia para privilegiar não a transmissão de saberes, mas a condução dos alunos na aquisição de conhecimentos gerais e sociais que lhes permitam a compreensão e a análise crítica do que os rodeia, numa perspetiva de desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem e de constante adaptação à evolução da ciência e da tecnologia nos nossos dias e do futuro.
Para o efeito o PADDE procura estabelecer as orientações para a escola responder a questões de natureza organizacional (Liderança; Colaboração e trabalho em rede; Desenvolvimento profissional contínua), pedagógica (Aplicação em sala de aula; Apoios e recursos; Práticas de avaliação; Competências digitais dos alunos) e tecnológica / digital (Infraestruturas; Equipamentos; Ferramentas digitais).
Depois de uma fase de discussão com os diferentes atores da comunidade educativa e da sua aprovação em Conselho Pedagógico o PADDE AEG foi ratificado em Conselho Geral e foi lançado num evento digital promovido no dia 18 de janeiro.
No âmbito deste evento digital, destaca-se:
Início da 2ª fase do Programa Escola Digital - distribuição generalizada de equipamentos informáticos (já quase todos os alunos ficarão abrangidos)
A apresentação da página do PADDE, onde se reúnem os acessos aos aspetos mais relevantes do PADDE e da sua operacionalização
Apresentação de considerações institucionais, por parte de personalidades de referência, sobre a importância do PADDE – na página de internet
Apresentação de algumas apps de natureza educativa, lúdica, social ou com utilidade específica – ao longo da manha na página de internet
Partilha interna de utilização de ferramentas digitais em contexto de aula – emissão de vídeo interno na parte de tarde
Os alunos envolvidos nas experiências partilhadas, referiram que a utilização das ferramentas digitais torna as aulas mais interessantes, motivando também mais os alunos, podendo facilitar a aprendizagem, promovendo mais autonomia, mas também a interação com os professores.