Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2022 01 CantarJaneirasEBI"Os três Reis regressaram
Com imensa alegria
Tinham adorado o Rei do Mundo inteiro
Filho da Virgem Maria
António de Melo Carreiro, Quadras aos Reis Magos"

Entre as tradições populares portuguesas encontra-se a prática das Janeiras, uma tradição ancestral que consiste em cantar as boas festas, habitualmente, entre o Natal e o Dia de Reis, desejando votos de prosperidade para o Ano Novo. Estes cantos eram feitos de porta a porta por grupos de pessoas (em épocas remotas, à porta dos mais abastados). Em muitos lugares de Portugal, estes cantares perduram até ao final do primeiro mês do ano.
São vagos os estudos sobre a origem das Janeiras. Uma abordagem através da história oral permite concluir que, no seio popular, o “Cantar as Janeiras” é tomado como sinónimo de “Cantar os Reis”. No entanto, sabe-se que a tradição das Janeiras deriva de costumes pagãos, tal como outras tradições cristãs: os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá dado origem à denominação do primeiro mês do ano, janeiro, que se inicia depois do solstício de inverno. Os romanos e enunciavam duas designações: Jano Patulcius - “aquele que abre”- e Jano Clusius- “aquele que encerra”-. Jano era invocado para afastar das casas os espíritos funestos e não podia deixar de ser invocado no mês de janeiro. Em sua honra, aproveitariam os romanos para se saudarem uns aos outros. O mês de janeiro foi acrescentado ao calendário por Numa Pompílio, sucessor de Rómulo, personagem histórico-mítica que, segundo Plutarco, teria fundado Roma em 753 a.C. Por conseguinte, a tradição de “Cantar as Janeiras” está associada a este costume dos romanos.
Também o nosso Agrupamento, nomeadamente o 1.º CEB, pela vontade das vozes discentes e docentes quis, de forma férrea, manter a secular tradição.

Não foi possível, obviamente, andar pelas ruas e avenidas, pelas casas comerciais e particulares. De facto, o covid19 é inimigo das verdadeiras tradições. Mas a jornada foi alegre e nobre. Vozes afinadas em pouco tempo, letra decorada de forma recordista e a viola sábia e leda do professor Rui Coelho. Não faltaram as pandeiretas a assustarem os passarinhos que ainda permanecem, resistentes, em Gondifelos, durante o inverno.
E as nossas vozes cheiravam a incenso, os trinados da viola eram de ouro e olhos dos pequenos de Gondifelos tinham o valor da mirra. E foi com muito perfume que animamos os professores e as assistentes operacionais, o pessoal da cozinha e não esquecemos os funcionários administrativos e os elementos diretivos. Até internacionalizámos a nossa tradição: bafejámos os professores provenientes da Itália e da Polónia que, por estes dias, pós-Natal concretizam o seu projeto Erasmus.
Achamos que todos estivemos bem ao cumprir esta tradição cristã que corresponde ao epílogo da quadra festiva de Natal. Mesmo com estes tempos pandémicos, embora com cuidados, ainda houve Cantar de Reis nestas terras de Gondifelos.

Os docentes do 1.º Ciclo de Gondifelos

XI Fórum AEG 

RESPOSTA MULTINÍVEL
PARA VOAR MAIS ALTO!

Dia 19 de maio
Um momento alto
de reflexão e partilha
PARTICIPE!

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

Concurso Diretor 

Está aberto o procedimento
concursal prévio à
eleição do/a Diretor/a
do Agupamento de Escolas

de Gondifelos

Por favor clique abaixo
para ver os documentos:

Aviso de Abertura
(Diário da República
12/04/2022)

Regulamento Eleitoral

Requerimento
para apresentação
de candidatura

Declaração de autorização
 de acesso 
a dados pessoais
 

«««««  »»»»»

Lista Candidatos Admitidos

Desafio Histórico 

Clica para ver
como podes participar!

Oferta Formativa VNF 

Estás pronto para o 10º ano?

Queres conhecer melhor
a oferta formativa de
Vila Nova de Famalicão?

Consulta a brochura disponível,
clicando na imagem abaixo

Login

Online 

Temos 170 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top