Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 15 de dezembro, fui com os meus colegas assistir a um teatro de marionetas e visitar a Casa de Camilo Castelo Branco, e assim também conhecer melhor o escritor que marcou Portugal.

Saímos da escola às 13h15 e regressámos às 17h00, começando por assistir à peça de teatro “Maria Moisés”, uma novela de Camilo Castelo Branco que os alunos do 9º ano foram convencidos a ler. A peça de teatro de marionetas não só esclareceu a história para quem leu o livro como também divertiu quem leu ou não leu, com marionetistas expressivos e até as próprias marionetas criativas e bem feitas.
A peça, soberbamente interpretada pelos funcionários do Serviço Educativo da Casa de Camilo, fê-los reviver as aventuras e desventuras de Josefa e António, e da sua filha, Maria Moisés, uma jovem que, depois de abandonada à nascença, recorre aos seus rendimentos para dar auxílio a outras crianças cujo destino foi o mesmo que o seu. A problemática das relações amorosas contrariadas, os enjeitados e a solidariedade humana são os temas dominantes desta obra.
Após o teatro, fomos todos visitar a casa de Camilo Castelo Branco. Todos ouvimos uma longa explicação sobre a vida do escritor, os seus livros mais conhecidos e o seu grande amor. Logo em seguida, fomos divididos em dois grupos ao entrar na casa que estava a ser restaurada, com todos os móveis revestidos de plástico. Cada cómodo da casa com uma explicação, desde a entrada da casa, até à cozinha onde a sua querida Ana Plácido passava bastante tempo, o seu escritório e também o seu local de trabalho e alguns outros lugares que faziam parte da história do autor das Novelas do Minho.
Esta atividade, cujos os objetivos eram dar a conhecer a vida e obra literária do escritor Camilo Castelo Branco e apresentar, de uma forma resumida, e numa linguagem apropriada ao grupo etário dos alunos, o enredo da novela “Maria Moisés”, foi dinamizada pelas docentes Carla Castelo Branco, Carlos Bom e Serafim Faria, contando ainda com a colaboração do professor Alfredo Castro. A concretização desta atividade, no entanto, só seria possível com a colaboração Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e dos seus Serviços Educativos que se disponibilizaram para apoiar gratuitamente, este evento cultural. O nosso obrigado.
No fim do dia, deixámos Famalicão com novas aprendizagens e conhecimentos de um escritor muito importante e também uma ótima tarde passada com os colegas, professores e pessoas ligadas ao Centro de Estudos Camilianos e à Casa de Camilo.

Adaptado de Ana Ribeiro, 9º 3 / Professor Carlos Bom

Manuais 2022-23 

Projeto "Educação para a Cidadania" 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 1173 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top