O amigo secreto é uma clássica brincadeira de final de ano. O 9.º2 decidiu promovê-la no seio da turma para celebrar o Natal também entre os seus pares mais próximos.
O jogo é uma forma divertida de presentear os colegas e amigos, além de garantir que todos ganhem lembrancinhas sem que ninguém gaste muito dinheiro.
Confiou-se na sorte e sortearam-se os nomes mantidos em segredo até à última aula de Cidadania e Desenvolvimento quando, mal contendo a expectativa e o entusiasmo, todos exibiram um presente devidamente embrulhado com as cores e motivos da quadra. Chegara o momento da distribuição. À vez, coube a cada um dar dicas em voz alta sobre quem era seu amigo secreto. Por entre, palavras afáveis, cumprimentos e risos, rapidamente se descobriram os felizes contemplados. Todos ficaram agradados com a atenção despendida nos presentes escolhidos, uns mais originais do que outros mas todos capazes de satisfazer os mais gulosos. Sobrou sobretudo o espírito de camaradagem no grupo turma, a empatia e o sentido crítico fortalecidos num momento lúdico.