Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2021 10 AlimentacaoSaudavelTodos os anos, no âmbito da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar, em articulação com outras disciplinas, em conformidade com o ciclo de ensino, ano de escolaridade e os conteúdos abordados, desenvolvem-se projetos disciplinares, interdisciplinares e atividades articuladas no âmbito do tema “Alimentação Saudável”.

No Dia Mundial da Alimentação promove-se uma exposição onde está retratado todo o trabalho desenvolvido pelos alunos nas diferentes disciplinas e afixam-se os gráficos de Índice de Massa Corporal e as suas conclusões por nível de ensino, ano de escolaridade, turma e género.
Nas disciplinas cujo tema dá origem a projetos, os alunos são os promotores e fazem a apresentação das atividades que desenvolveram ao longo de uma ou duas semanas.
Os professores de Educação Física são os responsáveis pelo estudo do Índice de Massa Corporal (IMC), que se desenrolam no âmbito da Área da Aptidão Física e do programa Fitescola e, cuja amostra são todos os alunos dos 2º e 3º ciclos.
No 2º ciclo, no 6º ano, o tema sobre a Alimentação Saudável é, em algumas turmas, desenvolvido sob a forma de projeto e, noutras, sob a forma de projetos interdisciplinares ou apenas de atividades articuladas. Nas situações em que se desenvolvem projetos ou projetos interdisciplinares, é efetuada uma articulação com os conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, sendo que são os próprios alunos, que partindo dos seus dados de peso e altura obtidos em Educação Física, calculam o seu IMC e, com base nas tabelas da OMS para a sua idade, em anos e meses, e género, inserem-se no indicador respetivo. Partindo dos dados obtidos na turma, a professora de Matemática aborda os conteúdos que permitem posteriormente aos alunos a construção do gráfico de barras da turma e a respectiva análise e interpretação dos dados obtidos. Em Ciências Naturais, os professores abordam os conteúdos da disciplina relativos à Alimentação Saudável, que são reforçados nas disciplinas de Educação Física e em Cidadania do Desenvolvimento, sendo que os resultados obtidos no estudo do IMC de cada turma servem de base para alertar os alunos sobre a importância que uma alimentação equilibrada e variada, bem como a prática de exercício físico têm no contexto da saúde e na melhoria dos resultados obtidos no estudo do IMC.
No 3º ciclo, o tema “Alimentação Saudável” também dá origem a projetos interdisciplinares e a atividades articuladas, que desenvolvem os conteúdos das disciplinas.
Em Educação Física, para além do estudo do IMC, os professores abordam conteúdos sobre hábitos de alimentação saudável em associação com o exercício físico, a alimentação dos atletas e as consequências de uma alimentação desadequada.
Na semana de 18 a 22 de outubro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação Saudável, as disciplinas de Educação Física, Francês e Inglês uniram esforços para dar espaço e tempo à temática.
As turmas do 8º ano desenvolveram várias atividades alusivas ao tema, nomeadamente: elaboração de um dicionário interativo, pesquisas, debates, elaboração de um menu saudável, recolha de expressões idiomáticas francesas e a sua ilustração numa exposição de cartazes. Evidenciou-se a roda dos alimentos, com produtos naturais, com a sua forma circular dando relevo à importância de cada grupo alimentar na construção de uma alimentação completa e equilibrada. No átrio da Escola, as turmas visualizaram pequenos filmes alusivos ao tema.
As atividades foram desenvolvidas de uma forma prática, desafiante e positiva e foram do agrado de todos os participantes.
O Clube Eco-escolas também se associou à comemoração do Dia Mundial da Alimentação, colocando num dos expositores informações sobre as atividades que se desenvolvem na horta da escola, nomeadamente a prática de Agricultura Biológica, tendo a exposição sido enriquecida com um pequeno cesto de produtos hortícolas recolhidos na Horta Escolar.
Também a YUPI, que tem desenvolvido projetos em parceria com o nosso Agrupamento no âmbito da "Educação para a Cidadania", se associou a esta iniciativa e, junto do 3º ciclo, como encerramento das atividades de comemoração do dia Mundial da Alimentação, promoveu, no auditório do AEG, a sessão AMBIENTAR-SE, com a apresentação do documentário "A carne é Fraca". Estas sessões “Ambientar-se” são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão, através da Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa e associações locais ligadas à proteção do ambiente. Tamy Rodrigues pela YUPI e Sandra Rocha, do Centro Social Auto-gerido A Gralha, debateram com as turmas do 9º2 e 9º4 os impactos que o consumo de carne traz para o meio ambiente e para a nossa saúde.
O desenvolvimento de conteúdos disciplinares sob a forma de projetos revelou-se uma mais valia, na medida em que contribui para maior aproximação dos alunos às aprendizagens, contribui para maior conexão das aprendizagens, e contribui para uma aprendizagem mais global / transversal e integral do aluno.
Quer no 2º ciclo, quer no 3º ciclo, as conclusões do estudo do IMC  revelam percentagens assustadoras de obesidade e de excesso de peso e comparativamente com o ano letivo anterior, evidenciam um agravamento preocupante dos indicadores de saúde.
Continua a verificar-se que alguns alunos não tomam o pequeno almoço, não lancham a meio da manhã e quando têm aulas de tarde por vezes não almoçam na cantina.
Os professores responsáveis por todo este estudo e projetos, apelam a que no âmbito do projeto desenvolvido pela escola ao nível da Educação para a Saúde, a todos os intervenientes, Direção, pais e restante comunidade educativa, que não observem as conclusões do estudo apenas com curiosidade, mas que atuem eficaz e ativamente no sentido da melhoria destes indicadores de saúde.

O Grupo Disciplinar de EF

XI Fórum AEG 

RESPOSTA MULTINÍVEL
PARA VOAR MAIS ALTO!

Dia 19 de maio
Um momento alto
de reflexão e partilha.
PARTICIPE!

PROGRAMA

INSCRIÇÕES

Concurso Diretor 

Está aberto o procedimento
concursal prévio à
eleição do/a Diretor/a
do Agupamento de Escolas

de Gondifelos

Por favor clique abaixo
para ver os documentos:

Aviso de Abertura
(Diário da República
12/04/2022)

Regulamento Eleitoral

Requerimento
para apresentação
de candidatura

Declaração de autorização
 de acesso 
a dados pessoais
 

«««««  »»»»»

Lista Candidatos Admitidos

Desafio Histórico 

Clica para ver
como podes participar!

Oferta Formativa VNF 

Estás pronto para o 10º ano?

Queres conhecer melhor
a oferta formativa de
Vila Nova de Famalicão?

Consulta a brochura disponível,
clicando na imagem abaixo

SALA+ ONLINE 

O serviço da SALA +
está disponível ONLINE.

Clica aqui para saberes como aceder.

Não esqueças! 

NOS
TRANSPORTES PÚBLICOS

É MUITO IMPORTANTE!

Login

Online 

Temos 99 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top