O Serviço de Psicologia e Orientação, desenvolveu, uma vez mais, o projeto de transição para o 1º ciclo ”Eu e a Escola”, junto dos alunos finalistas do pré escolar.
Este ano com especial ênfase na gestão das emoções, por enquadramento nas situações vivenciadas de ensino à distância, motivadas pela situação pandémica, que nos remeteu ao isolamento profilático em contexto familiar.
Nestas sessões do projeto, em articulação com a educadora de infância titular, as crianças participaram em atividades promotoras da consciência fonológica, treino de atenção e resposta, competências sociais e exploração das emoções com estratégias de autocontrole emocional e gestão da ansiedade.
A última sessão do projeto “Eu e a Escola”, decorreu na escola sede, onde, em sala de aula de 1º ano, o professor Joel Ferreira, em colaboração com a educadora de infância e a psicóloga, apresentaram as principais características do próximo ciclo de ensino, bem como as competências necessárias para uma boa adaptação escolar, havendo espaço para debate e esclarecimento de dúvidas. Este professor surpreendeu crianças e adultos com a apresentação de uma canção acompanhada de guitarra elétrica, que tornou esta atividade interativa e inesquecível. De seguida os alunos visitaram os principais espaços físicos da escola, onde não faltou a visita aos gabinetes da Direção e do SPO e à biblioteca escolar, que os acolheu com um breve momento da hora do conto, dinamizado de forma envolvente e expressiva pela professora bibliotecária Rosa Dias.
As famílias receberam um guia de sugestões dinamizado pelo serviço de psicologia, para melhor acompanhamento do processo de transição das suas crianças e mais uma vez colaboraram nesta proposta de atividade, demonstrando total confiança no AEG.
A todos o nosso enorme agradecimento e votos de boas descobertas no próximo ciclo de ensino.