O Agrupamento de Escolas de Gondifelos foi desafiado a colaborar num projeto de sensibilização para o impacto ambiental dos resíduos domésticos com um tempo de vida longo, nomeadamente as embalagens de plástico.
Por iniciativa da Autarquia, na pessoa do arquiteto Humberto Castro, com o apoio da Direção do Agrupamento e com a forte participação da comunidade escolar, foi criada e colocada, numa das bermas da Via Ciclo-pedonal em Gondifelos, uma Instalação Artística alertando os transeuntes para a necessidade de a manter limpa e por isso “+verde”.
Na recolha de materiais para a instalação contamos com a colaboração de toda a comunidade educativa que durante os meses de maio e junho recolheu, separou e trouxe, para a escola sede, embalagens de plástico que encheram completamente uma “Big Box” criada para o efeito. Também foram recolhidos inúmeros CDs que serviram para decorar a instalação e identificar o Agrupamento.
A construção ficou a cargo da turma 7º2 integrando as atividades da disciplina de Educação Tecnológica, sob supervisão e orientação da professora Isabel Sá. Ao longo das várias aulas destinadas à elaboração da instalação artística, os alunos mostraram sempre muito empenho e dedicação nas diversas tarefas que lhes foram sido propostas.
No dia 6 de julho, na presença do Arquiteto Humberto Castro e contando com a colaboração da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz e dos assistentes operacionais Sr. João e Sr. José Azevedo, os alunos do 7º2 acompanhados pelas professoras Ana Carreira, Arminda Barroso e Isabel Sá deslocaram-se à Via Ciclo-pedonal Famalicão – Póvoa de Varzim e colocaram a instalação no local pretendido.
No final todos se sentiram muito vaidosos com a obra de arte construída em prol da Sustentabilidade do planeta e da promoção da Educação Ambiental.