A nossa evolução enquanto seres humanos compreende muitos milhões de anos. Desde o inicio dos tempos onde os seres unicelulares eram as primeiras formas de vida aos 1º hominídeos e desde aí das pinturas rupestres aos sistemas de escrita.
A escrita tem apenas cerca de 6 mil anos mas foi sem a menor dúvida o catalisador da rápida evolução humana que se processou a partir dessa descoberta. A história da escrita tem início quando o homem sente a necessidade de registar não só acontecimentos, mas particularmente operações primitivas de comércio ou seja transações comerciais e registar contratos.
Dada a sua importância, a escrita marca o encerramento da Pré-História e o início da História.
Houve, ao longo da história, diversas formas de escritas e suportes de escrita, as quais evoluindo, deram origem à escrita como a conhecemos atualmente
No projeto “BD e a história da escrita” foi privilegiado o trabalho prático e de pesquisa, sendo as aprendizagens mobilizadas para as disciplinas intervenientes, tendo sido adequada a ação educativa, na sua globalidade, às finalidades do perfil de competências dos alunos envolvidos.
Organizado e desenvolvido com atividades cooperativas de aprendizagem, foi concretizado com sucesso na exposição patente no corredor da escola, reforçando a criatividade entre a BD e a História enquanto elementos facilitadores do diálogo entre os alunos e o produto visitado.
Na disciplina de História em parceria com a Educação Visual deu-se relevo à contextualização histórica da evolução da escrita tendo sido elaborado uma espécie de flyer informativo onde a BD fez articulação facilitadora de comunicação.
Entre muitos documentos visuais expostos, foi realizado um friso cronológico com os momentos mais marcantes na evolução da história da humanidade que contribuíram para o progresso da sociedade.
Na disciplina de Geografia foi explorado o conhecimento de lugares e regiões no dinamismo das suas inter-relações.
Com esta exposição pretendeu-se dar uma visão aos alunos sobre a importância da escrita na evolução da humanidade e de como ela é relativamente recente e consciencializar os alunos de que escrever é uma criação humana bastante complexa sendo por isso necessários milhares de anos até chegar à síntese que conhecemos atualmente.