Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Com intensidade, emoção e alegria o tema “Profissões” foi explorado e vivenciado por pais, filhos e restantes crianças da turma do 2º ano de Gondiffelos, durante o mês de fevereiro.

 

Houve oportunidade para pegarem e usarem um estetoscópio da enfermeira e auscultarem os ruídos do coração dos colegas; de sentirem os materiais da cabeleireira nos seus cabelos e mudarem de visual com um penteado diferente; de se aperceberem das estratégias das comerciantes para captar a atenção dos clientes levando-os a comprar; de observar os instrumentos e saber as condições climatéricas e fases da lua necessárias para os pescadores de alto mar se deslocarem várias milhas, durante vinte dias, em busca dos melhores cardumes de espadarte, tintureira, atum e anequim; de observar a cor e sentir o olfacto, a textura e a forma das matérias primas, produtos químicos e materiais de protecção e segurança para produção de pneus numa indústria mundialmente conhecida; de analisarem os documentos pessoais e profissionais do motorista de pesados de transportes internacionais; de observar e interpretar com a ajuda do engenheiro civil a planta da escola em reconstrução, aqui em Gondifelos, ao lado do P3, e enumerar os vários profissionais que nela trabalham; de saber o rigor com que o carpinteiro/marceneiro tem de tirar as medidas e executar os móveis solicitados para uma obra; de conhecer os diversos tipos de tecidos e o vestuário que se confeciona com cada um, nos tamanhos encomendados pelos vários países, destino de exportação...Não faltaram também os professores com a demonstração das suas actividades com o objectivo de elevar o nível cultural da sociedade; a esteticista com a enumeração das suas competências em prol do bem estar das pessoas; o técnico de vendas com os seus catálogos, tabela de preços, e amostras de materiais para isolamento térmico e acústico nas habitações e lojas, o técnico de instalações eléctricas e telecomunicações com os seus vários aparelhos; o administrativo de U.S.F. (Unidade de Saúde Familiar) que permite os serviços necessários de ligação entre os doentes e os profissionais de saúde (enfermeiros e médicos)...
Todos referiram como muito importante na sua profissão o computador e a internet. O telemóvel é imprescindível. O automóvel, camião ou carrinha não pode faltar. No caso dos pescadores usam outros meios de comunicação. Para pedido de socorro são os foguetes luminosos. As regras de segurança estão sempre presentes e o ácool é evitado

Dezanove pessoas, maioritariamente homens, disponibilizaram-se para vir à escola. Algumas delas, vieram no seu horário de descanso, fizeram uma direta após uma noite de trabalho. Foi excelente! Aprendemos imenso com as experiências que nos transmitiram, questionadas pelos alunos da turma que se muniram de um questionário para nada falhar. As crianças irradiavam alegria com a presença dos pais na sala de aula, a demonstrar a sabedoria no ofício que desenvolvem!
E mensagem que transmitiram às crianças foi importantíssima: Têm de ser os melhores dos melhores na profissão que escolherem.
Parabéns a todos!
As crianças e professora agradecem com satisfação.

Profª Mª Lúcia Meira-2º ano Gondifelos

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 121 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top