Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2021 05 DiaAbelhas“Todas as abelhas vamos proteger,

Por nossa causa estão a morrer”

Mariana e Miguel, 5.º1

A canção rap composta e interpretada pelo 5.º1 soube replicar muito bem a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) ao designar o dia 20 de Maio para se tornar o Dia Mundial da Abelha numa resolução praticamente unânime, apoiada por 155 dos 193 estados membros da ONU. Esta efeméride, tal como muitas outras, foi criada para chamar a atenção do mundo sobre determinado assunto, neste caso, as abelhas. Estes pequenos insetos são animais polinizadores por excelência e, por isso, elos vitais na cadeia alimentar. Todos os membros da União Europeia juntaram-se em apoio ao documento numa resposta clara ao contexto europeu – a percentagem de insetos polinizadores desceu 25% nos últimos trinta anos.

Existem muitas razões para esta queda brutal e potencialmente destrutiva do ecossistema a nível mundial, mas os cientistas acreditam que se deve especialmente a determinados tipos de pesticidas. Desde 2011, a Eslovénia baniu o uso destes pesticidas – uma decisão que a UE pretende alargar a todos os países do espaço europeu.

Que podemos nós, então, fazer para proteger as abelhas, estes polinizadores e os seus habitats, para recuperar a sua abundância e diversidade e apoiar o desenvolvimento sustentável da agricultura e da apicultura?

Sem precisar sair do sofá, podemos apoiar organizações nacionais, europeias e mundiais dedicadas a esta causa subscrevendo os seus abaixo-assinados ou fazendo doações. Também podemos mantermo-nos informados, valorizar e divulgar estas iniciativas. Sabias que, este ano, a National Geographic, convidou a famosa atriz Angelina Jolie, que também é embaixadora da UNESCO, para protagonizar uma campanha onde, para além do alerta, divulga também o programa UNESCO-Guerlain (https://en.unesco.org/themes/biodiversity/women-for-bees) que fomenta a formação de mulheres empreendedoras no desenvolvimento de projetos ligados à apicultura e à proteção de habitats naturais em todo o mundo? Esta campanha foi lançada precisamente no passado dia 20 de maio. Aqui ficam algumas imagens da produção divulgadas pela Sky News: https://news.sky.com/video/angelina-jolie-covered-in-bees-for-world-bee-day-12312348.

Também podemos comemorar Dia Mundial das Abelhas como aconteceu este ano na escola e, com canções, danças, exposições, mostras, palestras e videoconferências informar e alertar a comunidade educativa e local para o perigo do desaparecimento das abelhas. No nosso dia-a-dia, podemos optar por consumir mel e derivados preferencialmente oriundos de produções sustentáveis como a do Sr. Diogo, o apicultor que se deslocou à escola, e, na Biblioteca, descreveu a sua atividade aos alunos do 6.º 1 e lhes mostrou uma colmeia ou como ele próprio declarou “uma caixa de tesouro”. As propriedades e benefícios do mel e derivados são amplamente conhecidas e cientificamente comprovadas e não servem só para a nossa alimentação. O mel também enriquece produtos de higiene e cosméticos. Os produtos podem ser adquirido online através, por exemplo, da loja Beesweet (https://beesweet.pt/) cujas fundadoras apresentaram uma palestra por videoconferência às turmas 6.º3 e 7.º2 em simultâneo, com o objetivo de promover e explicar a importância das abelhas no mundo. Nas redes sociais, também se podem obter produtos artesanais (sabonetes, velas, …) feitos à base de mel como aqueles que a D. Maria Maciel nos facultou e que estiveram em exposição no balcão da receção da escola. Em casa e no jardim, também podemos ser mais amigos das abelhas seguindo o exemplo do EcoClube da escola e proporcionar-lhes flores, bebedouros e abrigos em locais pouco movimentados. As flores preferidas das abelhas são, por exemplo, as áster, margaridinha-escura, cosmos, crocos, dálias, dedaleira, gerânio, malva-rosa, jacinto, cravo-de-defunto, papoula, rosas, campânula-branca, girassóis e zínia. Não faltam opções para florir jardins, varandas e janelas.

Lembra-te, sem abelhas não há alimentos.

Vamos salvar as abelhas.

bzzz

Reuniões com Pais 

Através de
VIDEOCONFERÊNCIA

PERSONALIZADA -
Um/a Encarregad@

de Educação de cada vez.
(Veja email a enviar pelo
Diretor/a de turma - DT)

9º ano - tarde do dia 23
(quarta-feira)
Agende  com @ DT

Restantes em dia a anunciar.

Destaques! 

As avaliações do 3º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao
Dia 23 de manhã (quarta-feira)
poderás ver aqui
os resultados do 9ºano

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao DT
a solicitar o seu reenvio)

Santos Populares... 

Veja aqui exemplos de
poesias de homenagem
dos nossos alunos
aos Santos Populares.

Dia Eco-Escolas 

O AEG já tem 10
galardões Eco-Escolas
consecutivos

Vê aqui o resumo
das atividades deste ano

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Valeu a pena! 

Pode rever a documentação.

Obrigado por ter participado
connosco nesta reflexão.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 64 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top