Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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No dia 12 deste mesmo mês, Abril, decorreu a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, sendo este ano a continuação do ano letivo passado, pois, devido à pandemia do Covid-19, a mesma não chegou a realizar-se em 2020.

Este ano, devido às restrições impostas, a sessão realizou-se por videoconferência, via Zoom, e contou com a presença de trinta e nove escolas do distrito de Braga. O tema deste ano foi “A Violência Doméstica e no Namoro: da Sensibilização à Ação” e teve como objetivo educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões e também incentivar a reflexão e o debate sobre o tema do ano. O nosso Agrupamento foi representado pelas alunas Eduarda Costa e Tatiana Pereira, ambas do 9º2, na qualidade de deputadas defensoras das medidas da nossa escola, e Beatriz Aguiar, como jornalista, sendo esta também do 9º2.
O início da sessão deu-se pelas 9h15min, com uma abertura solene com um pequeno discurso feito por Sérgio Afonso, delegado regional da DGESTE, e Firmino Marques, deputado da Assembleia da República, que se dirigiu à Assembleia ressaltando a importância cívica e política da reflexão e do debate democrático das opiniões dos jovens. Após este momento, verificou-se a presença de todas as escolas e foi apresentada a mesa. Nos 30 minutos que se seguiram foram feitas várias perguntas ao deputado da Assembleia da República, dando assim oportunidade às escolas de esclarecerem as suas dúvidas.
Após a primeira pausa da sessão, deu-se início ao debate dos projetos de recomendação, podendo assim cada escola interpelar outra sobre as suas medidas de recomendação. A nossa escola foi interpelada por três outras escolas, tendo as nossas deputadas estado à altura do desafio, já que explicitaram, e muito bem, as medidas votadas e escolhidas na sessão escolar.
Terminado o debate, foi feita a votação na generalidade de cinco dos projetos de recomendação para apurar o que merecia melhor consenso e servir de base para o debate na especialidade. Após efetuada a votação, que teve como resultado o empate de duas escolas, foi efetuada a votação para o desempate. Logo a seguir a este momento, foi realizada a eleição para o tema da próxima edição, tendo sido divulgado o resultado mais tarde. Depois das votações foi dispensada uma hora para a hora de almoço.
De regresso à sessão foram realizadas reuniões de cinco comissões, ficando Gondifelos na segunda comissão. As comissões têm como objetivo apresentar duas propostas de alteração ao projeto base com as medidas das escolas da nossa comissão. Logo após todos terem voltado à sessão inicial, o porta-voz de cada comissão anunciou as medidas propostas. Foram logo de seguida, debatidas algumas das medidas de aditamento e escolhidas as medidas a eliminar. Como não foi aprovada nenhuma proposta de aditamento, o projeto de recomendação integra duas medidas, lidas no final da sessão.
Logo de seguida, foram eleitas as cinco escolas e respetivos deputados, que iriam passar à fase nacional. Deu-se uma pequena pausa de cinco minutos e depois foram anunciadas as escolas que iriam representar o distrito de Braga. Com muita pena nossa, Gondifelos não passou à próxima fase, apesar de ter tido um desempenho excelente.
A seguir a este momento, seguiram-se as eleições do porta-voz do distrito de Braga e também o anúncio de que na próxima edição o tema será “Aborto - Gravidez na Adolescência”.

Para terminar a sessão a, presidente apresentou o projeto de recomendação e deu como terminada esta Sessão Distrital do Parlamento de Jovens 2019 - 2021.
As alunas que nos representaram dizem ter sido uma honra ter participado no projeto e ter representado a nossa escola. Confessam também que esta experiência foi gratificante e requer muito esforço para preparar a intervenção, saber e cumprir todas as regras e conhecer cada detalhe das medidas das outras escolas.
Embora tenha sido de uma forma atípica, por videoconferência, acho que acabou por ser um projeto que me fez muito bem e sem dúvida enriqueceu o meu futuro. Permitiu-me ter ideia de como as coisas acontecem no parlamento e ter uma pequena visão do que os senhores deputados têm de fazer para uma simples sessão. A nossa escola pode não ter passado para a fase seguinte, mas não podia estar mais orgulhosa da prestação que tive juntamente com a minha colega Tatiana. É sem dúvida uma experiência a repetir e agora muito melhor preparada.”.
Estas foram algumas das palavras que a deputada Eduarda deixou acerca do projeto e também a deputada Tatiana não pôde deixar de exprimir o quão orgulhosa estava pelo seu trabalho e da sua colega: “Apesar de não termos conseguido passar à próxima fase fizemos um bom trabalho e representamos bem a escola, demos o nosso melhor.”
Na minha opinião, na qualidade de jornalista, esta experiência marcou-me muito pois tive a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho que as deputadas realizaram e também vivenciar um pouco dos trabalhos que um jornalista faz. Este projeto ajudou-me nas minhas incertezas em relação ao que irei seguir um dia e eu estou muito grata à escola por ter me permitido participar em algo tão importante na sociedade.
Este projeto é muito importante pois ajuda na luta por um mundo justo.

Beatriz Aguiar 9º2

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