Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Projeto de Educação Parental, com longa tradição no Agrupamento, realizou-se neste Agrupamento de Escolas pela primeira vez na versão online.

O nosso Comissário e Diretor do Agrupamento lançou o desafio à equipa interna de dinamizadoras, Conselheiras Judite Costa (Psicóloga), Rosa Dias (Professora), Diana Silva e Cátia Maia (Educadoras Sociais), que em conjunto, reformularam o programa por forma a promover uma iniciativa que pudesse ser igualmente envolvente, interativa e sobretudo de aprendizagem.
Após divulgação do Programa pelo nosso Comissário da Parentalidade, via email, e da receção das inscrições, as dinamizadoras estabeleceram um primeiro contacto individual por videoconferência com cada uma/a dos 7 participantes, onde se avaliaram o impacto das mudanças e dos factores de stress nestas famílias devido à situação pandémica. Seguiram-se 4 sessões de grupo, através da plataforma Google Meet, realizadas semanalmente à quarta-feira, entre as 18:45hs e as 19:45hs. No final de cada sessão os/as participantes puderam ter acesso aos materiais através da Classroom, assim como preencher a Avaliação de cada sessão.
Ao longo das sessões efetuadas, o grupo de mães e pai partilhou estratégias, situações problema e soluções na perspetiva de que o comportamento dos nossos filhos é multideterminado, isto é influenciado por vários sistemas. Numa abordagem de parentalidade positiva foi reforçada a importância do brincar e elogiar como forma de salientar o que de melhor têm os nossos filhos, acreditando que estamos a aumentar a frequência dos comportamentos desejados. De forma prática, foram exploradas técnicas de registo e o sistema de pontos/recompensas, treinada a atenção positiva, a assertividade no estabelecimento de regras e limites, bem como o tempo de pausa e as mensagens Eu.
A satisfação com este programa foi evidente e confirmada através da análise das avaliações preenchidas no final de cada sessão.
A última sessão foi recheada de surpresas e emoção… o Comissário da Educação Parental abriu a sessão, e seguiu-se um vídeo surpresa, onde os/as filhos/as também tiveram um papel de relevo. Posteriormente cada participante e as crianças foram convidados/as a dar o seu testemunho acerca da sua participação; foram atribuídas recompensas e os diplomas que entretanto tinham chegado pelo correio; seguiu-se o brinde com uma fatia de bolo surpresa que tinha chegado a casa de cada um/a, através dos/as próprios filhos/as! Foi realmente um momento de grande comemoração e comoção!
Se desta vez não foi possível reunirmo-nos presencialmente, o que nos trouxe, à partida muitos receios quanto ao sucesso desta iniciativa, verificamos que a adaptação às novas formas de fazer parentalidade positiva, também trouxe outros ganhos no que diz respeito à conciliação da vida familiar, com a profissional e pessoal. Nesta última sessão, tivemos uma família em isolamento profilático e foi possível juntar pessoas que estavam dispersas por: Gondifelos, Cavalões e Outiz, Famalicão, Vila do Conde, Braga, Guimarães e… França! Conseguindo-se desta forma reinventada encurtar distâncias e manter a união desta grande família
Se assim não fosse, nunca poderiam participar tantas pessoas nesta última sessão!
No local, ou à distância estaremos sempre presentes!

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 207 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top