Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os alunos do 7º ano, que estão a desenvolver atividades de intervenção vocacional promovidas pela psicóloga do AEG, receberam a Dra. Sofia Pelayo da Academia CITEVE, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, através da plataforma Google Meet e ficaram a saber que o projeto “Pense Indústria 4.0” está de volta às escolas.

No âmbito do programa de intervenção vocacional, estes alunos são orientados para o conhecimento do meio, tomando consciência das suas características pessoais e dos papéis de vida de um modo mais diferenciado, de forma a reconhecerem a influência dos autoconceitos positivos no (in) sucesso escolar e na construção do projeto de carreira/vida. São também proporcionadas atividades variadas no sentido de compreenderem a importância da exploração das oportunidades de formação e do mundo do trabalho na construção do projeto de vida e de carreira, reconhecendo que o planeamento para a concretização dos objetivos de carreira, é um processo que se desenvolve ao longo da vida.
Neste âmbito de pesquisa, foi efetuado o convite ao CITEVE para voltar à nossa escola, tendo a Dra. Sofia Pelayo referido que já colabora com a Escola de Gondifelos há cerca de 18 anos e que gosta muito de trabalhar com os alunos deste Agrupamento, tendo deixado os alunos presentes nesta primeira videoconferência muito contentes e com a responsabilidade de manter esta relação de confiança entre o AEG e o CITEVE.
Com a apresentação do projeto “Pense Indústria 4.0” os alunos ficaram a saber, através de diversas atividades dinâmicas, que o projeto atua ao nível da sensibilização, atração e capacitação dos jovens do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, para as áreas de saber e profissionais no âmbito de IoT (Internet of Things), tecnologias, digitalização, inovação, empreendedorismo, design e criatividade, descarbonização e transição energética, economia circular e sustentabilidade. A Indústria 4.0, serve-se dos computadores e da robótica, conectados em rede, para o desenvolvimento e utilização de equipamentos como os exoesqueletos, impressoras 3D (que até conseguem imprimir casas em 24horas), realidade aumentada (óculos). Na próxima visita, que esperamos que possa ser presencial, os alunos terão oportunidade de contactar/manipular estes equipamentos.
Na reta final da sessão os nossos alunos foram desfiados a participar, em equipa, nos projetos/concursos F1 IN SCHOOLS – descobre o desafio da tecnologia e ISTO É UMA IDEIA – criação e desenvolvimento de um dispositivo com utilidade no quotidiano.
Durante toda a sessão os alunos, mostraram-se participativos, bastante interessados e com vontade de saber muito mais sobre o assunto.
Um agradecimento ao CITEVE e à Dra. Sofia Pelayo, em particular, pelo excelente momento de “informação e aprendizagem” que nos proporcionou.

Reuniões com Pais 

(Abril, às 18:45h, através
de VIDEOCONFERÊNCIA)

(convite a enviar pelo
docente Titular/Diretor de Turma
para o email do aluno)

Pré-escolar - dia 08 
(quinta-feira)

1ºCiclo - dia 09
(sexta-feira)
com exceção do 2Cav
a relizar dia 08 (quinta-feira)

2ºCiclo - dia 12
(segunda-feira)

3ºCiclo - dia 08
(terça-feira)

Dia da Matemática! 

Um concurso para ti
e para a família!
Vê as condições e participa.

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível LARANJA

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas mar2018

Nº 11 - dezembro 2020

Login

Online 

Temos 104 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top