Na semana de 14 a 19 de março tiveram lugar no nosso Agrupamento os já tradicionais “Dias da Ciência”.
Este ano, e como resultado do contexto de pandemia, o evento teve um caráter exclusivamente online, mas nem por isso deixou de primar pela qualidade e pela diversidade de atividades!
Os “Dias da Ciência” arrancaram logo no dia 14, domingo, com um apelo à comunidade escolar: os professores de matemática convidaram os alunos e suas famílias a participarem nas celebrações do Dia Internacional da Matemática. A proposta foi assistirem a três webinars interativos, promovidos pela Faculdade de Ciências de Lisboa.
No dia 15 de março, algumas turmas de 8º ano, receberam (virtualmente) a empresa Águas do Norte, que colocou em prática uma oficina experimental de educação ambiental designada “Laboratório H20”. Esta atividade, promovida pelo clube Eco Escolas do nosso Agrupamento, repetiu-se com outra turma de 8º ano no final da semana.
Ainda no dia 15 de março, a convite da professora Orlanda, uma turma de 5º ano, recebeu na sua aula, um membro do Pelouro da Juventude que efetuou uma sessão online interativa, sobre o tema “Literacia para a Preservação das Florestas”.
Iniciaram-se ainda neste dia, as sessões de cinema científico dirigidas a turma de 7º ano. Ao longo da semana, os alunos puderam visualizar o documentário “24 horas após o impacto do asteróide”, compreendendo assim a série de acontecimentos catastróficos que levaram à grande extinção em massa ocorrida há 65 milhões de anos.
Nos dias 16 e 17 de março, foi a vez do Centro Ciência Viva de Estremoz visitar as nossas salas de aula presenteando-nos com uma sessão virtual sobre o tema “Metamorfismo”. Através das palavras do professor Rui Dias, da Universidade de Évora, os alunos entraram com o pé direito no mundo das rochas metamórficas. A atividade, inserida no projeto “Ciência Take Away” promovido por aquela instituição contou ainda com a presença de um moderador para orientar a conversa e o debate.
Ainda no dia 16 de março, uma turma recebeu um elemento da empresa “Zoury Shoes”. Esta empresa dedica-se à produção de calçado ecológico através reutilização do plástico recolhido nas nossas praias. Foi uma sessão muito dinâmica que pretendeu sensibilizar os alunos para a importância da redução dos resíduos e política dos 5 R´s. A sessão voltou a repetir-se no dia 18 de março, com outra turma.
No dia 17 de março, uma turma de 9º ano participou no colóquio online “Pi: um número envolto em mistério”, promovido pela Universidade do Minho. Foi uma mega aula online, com mais de 300 participantes via zoom oriundos de várias escolas e de pontos do país. A palestra esteve ainda em canal aberto no Youtube, devido ao elevado número de participantes.
Finalmente, no dia 19 de março, alguns alunos de nono ano receberam a visita de dois elementos da Associação Fruta Feia. Esta associação dedica-se à comercialização de frutas e vegetais que normalmente são rejeitados pelo seu “mau aspeto”. Ao longo de 45 minutos, os alunos ficaram a conhecer melhor esta associação, ficando ainda mais sensibilizados para a questão do desperdício alimentar.
Concluindo as “festividades”, e como foi já referido acima, uma turma de oitavo ano recebeu mais uma edição do “Laboratório H20” das Águas do Norte.
Foi uma semana cheia de atividades, onde se procurou despertar ainda o gosto pela ciência, consolidar conhecimentos relacionados com os programas curriculares e abrir horizontes para o estudo de outros assuntos pertinentes.
Tendo em conta o sucesso e aceitação por parte dos alunos, sentimos que este será sem dúvida um modelo de evento a repetir nos anos vindouros!