A dança é uma forma de arte que utiliza o corpo humano como instrumento criativo, assumindo um papel fundamental enquanto forma de expressão e de comunicação com os outros. (clica na imagem para ver o trabalho do Gonçalo Guimarães, do 5º3)
Sendo a dança uma atividade que utiliza o corpo em movimento, possibilita aos alunos a descoberta da sua própria linguagem corporal, estimulando a expressão de sentimentos e emoções, que propiciam a integração social e simultaneamente enriquecem a aprendizagem, através da multiplicidade de movimentos que envolvem corpo, espírito, mente e emoções.
Através da dança, o aluno desenvolve não só uma série de requisitos naturais no que respeita às qualidades físicas, como a coordenação, a flexibilidade, a resistência, a força e o equilíbrio, como desenvolve ainda a intuição no movimento e no ritmo, a perceção do espaço, a musicalidade, a concentração, a memória auditiva e visual e acima de tudo a faculdade de sentir e de transmitir emoções.
O ensino da dança na escola é um excelente recurso pedagógico para desenvolver uma linguagem diferente da oral e da escrita, constituindo-se como instrumento privilegiado de aprendizagem de novas formas de expressão e comunicação e favorecendo o desenvolvimento da criatividade, da autonomia, da socialização e da integração dos alunos em contexto escolar.
A dança é um dos conteúdos fundamentais que deve ser trabalhado em Educação Física, pois conduz os alunos a explorarem o mundo da emoção e da imaginação, a serem criativos e a autónomos, a explorarem novos sentidos, movimentos e a conhecerem-se melhor a si próprios e aos outros.
Pela observação do vídeo de dança do aluno Gonçalo Guimarães do 5º3, facilmente se percebe e se certifica o que acima é referido. Será certamente para muitos professores da turma, assim como foi para mim, uma revelação!
É através da dança que este e outros alunos revelam algumas características da sua verdadeira essência, que em sala de aula e no dia a dia, não são de todo percetíveis!
Gondifelos, 2 de março de 2021
Profª Cristina Nicolau Ferreira