Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No passado dia 12 de fevereiro, a turma 9.º1 do AEG teve a oportunidade de conversar sobre violência no namoro, por videoconferência, com a Dra. Carla Branco, do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, durante a aula de Cidadania e Desenvolvimento.

No mês do amor, quando se celebra o Dia dos Namorados, os alunos puderam refletir sobre este problema, as diferentes formas de violência e o que se vê, ouve, sente e há numa relação saudável. Também foram claramente explicitadas as características de uma relação abusiva/tóxica, para que se desfaçam certos mitos e que se possa quebrar o ciclo do abuso e para que se saiba onde e a quem pedir apoio.
No mesmo dia, 12 de fevereiro, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro lançou a campanha #NamorarSemViolência que resultou da parceria com o cantor AGIR e seis influenciadores/as digitais. Esta iniciativa conjunta visa alertar e consciencializar os jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, incluindo aqueles que são exercidos através das redes sociais.
(In https://www.cig.gov.pt/2021/02/campanha-prevencao-combate-violencia-no-namoro-namorarsemviolencia/)
Estas campanhas são tanto mais oportunas quanto a gravidade dos números.
Segundo os últimos dados da Associação Portuguesa União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), 58% de jovens até ao 12.º ano de escolaridade reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.
Por outro lado, no dia 14 de fevereiro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou em comunicado que “em 2020 foram registadas 2.006 denúncias pela PSP, das quais 1.116 relativas a violência no namoro entre ex-namorados e 890 a relações de namoro ainda em curso, "transversais a todas as faixas etárias…"
Assim, nunca é demais prevenir.

“É no namoro que tudo Começa…E só tu podes decidir quando Acaba!!...
NÃO à Violência no Namoro.”

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 91 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top