Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Clube Europeu AEG “foi” ao Museu Nacional Ferroviário… bem, quase! O novo confinamento geral fechou-lhe as portas no dia 15 de janeiro, mas nós entramos pela janela que se abriu no mesmo dia com a realização de uma videoconferência com Rui Vilaça. Foi uma estreia para todos.

A visita ao espaço físico do museu agendada para a manhã dessa sexta-feira era o plano inicial dos membros do Clube Europeu AEG, mas vivemos tempos em que que o contexto pandémico e as suas consequências impõem o improviso e a constante criação de alternativas e soluções.
Contudo, esta iniciativa também se insere na resposta a um outro desafio, o de promover um conjunto de atividades para assinalar o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Esta iniciativa da Comissão Europeia irá “salientar os benefícios do transporte ferroviário enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro. Várias atividades colocarão o setor ferroviário em destaque ao longo de 2021 em todo o continente, a fim de incentivar a utilização do transporte ferroviário pelos cidadãos e pelas empresas e de contribuir para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050".
Esta ida ao Museu Nacional Ferroviário visava recolher informação útil para a preparação e concretização das atividades previstas para assinalar o Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021 em duas vertentes: conhecer a evolução do caminho-de-ferro em Portugal (e em Famalicão) e compreender a relevância e o impacto dos transportes públicos no quotidiano das pessoas e no meio ambiente. Temas previstos nas duas visitas orientadasUma Viagem ao Tempo” e “O Futuro e a Sustentabilidade dos Transportes” oferecidas pelo Núcleo de Lousado, que foram substituídas por uma videoconferência de cerca de noventa minutos.

Eis alguns comentários dos membros do clube sobre esta experiência:

“A visita virtual ao museu foi muito agradável e teve a mesma qualidade que teria se fosse presencial. É óbvio, que presencialmente seria mais agradável, pois veríamos os comboios ao vivo. Porém, mesmo sendo virtual, o senhor Rui Vilaça, foi muito explícito ao nos transmitir as ideias necessárias. Aprendemos muito mais sobre os comboios, quer seja sobre história deles até ao modo como os utilizamos hoje em dia. Pretendo um dia voltar ao museu para poder ver ao vivo este meio de transporte histórico.”
Beatriz Aguiar 9.º 2

“A minha avaliação da “visita” ao Museu Nacional Ferroviário é bastante positiva pois acho que o Sr. Rui Vilaça fez duas apresentações muito completas em que conseguiu explicar bem a história dos comboios e os planos futuros no mundo ferroviário.”
Mateus Lemos 9.º 3

“Hoje tivemos uma visita virtual ao Museu Nacional Ferroviário!
Devido à pandemia não pudemos visitar o museu, mas graças à professora Silvina e ao Sr. Rui Vilaça ele veio até ao nosso ecrã.
Na minha opinião a apresentação foi muito sucinta e vai ajudar-nos nos próximos trabalhos. Aprendemos mais sobre a história dos comboios, que para alguns era quase desconhecida.
Obrigada à professora e ao Sr. Rui!”
Mara Ferreira 8.º 1

Junta-se as ligações para as publicações do museu sobre esta iniciativa, para o caso de desejarem comentar ou partilhar.
https://www.instagram.com/p/CKEak7sKo24/
https://www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario/posts/3756951031091801

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 54 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top