Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2021 01 UpCyclingO Clube Europeu AEG e o Clube Eco-Escolas começaram as atividades deste período com o concurso “Um presente para o ambiente!” Foi um concurso de reutilização/upcycling dirigido a todas as famílias dos alunos do agrupamento… e temos um vencedor!

Na sequência das atividades promovidas no contexto da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que teve lugar de 21 a 29 de novembro, os dois clubes consideraram que a ideia de um concurso de upcycling seria uma evolução quase natural das iniciativas dessa semana. Assim surgiu o concurso “Um presente para o ambiente!”, destinado às famílias dos nossos alunos, com o intuito de incentivar a comunidade escolar e envolvente a promover a sustentabilidade, reutilizando materiais.
A divulgação e inscrição no concurso aconteceram próximo do final do primeiro período, dando assim oportunidade à comunidade escolar e envolvente de usufruírem do tempo das férias de Natal para uma atividade em família, bem no espírito da época, oferecendo um presente ao ambiente, o que que é na verdade um presente para todos nós.
Para além da inscrição, e até à entrega do trabalho, também deviam ser enviadas três fotografias: a fotografia ANTES, mostrando todo o material a ser reutilizado antes de ser transformado; a fotografia DURANTE, ilustrando um momento da transformação dos materiais num novo produto; a fotografia DEPOIS, apresentando o produto final.
Os critérios de avaliação dos trabalhos respeitados pelo júri (constituído por um representante do Clube Eco-Escolas, a professora Ana Carreira, um representante do Clube Europeu AEG, a professora Silvina Ferreira, e o Diretor do Agrupamento de Escolas), foram os seguintes: Reutilização: a percentagem de material reutilizado (máximo de 4 pontos); Utilidade: a coerência com o objetivo/a função que desempenha (máximo de 4 pontos); Criatividade: a apresentação de ideias originais (máximo de 2 pontos). Como houve empate entre dois trabalhos, foi usado o critério Estética para apurar o vencedor, tal como constante no regulamento do concurso.
Depois de ponderada análise dos trabalhos a concurso, foi declarado vencedor o trabalho E criado pelo aluno Tiago Campos Ferreira (5.º 1) e a sua família. O prémio a entregar ao vencedor é um vale no valor de 15 euros para compra de plantas. Todos os restantes concorrentes receberão um certificado e prémio de participação.
Foi um bom desafio para as férias de natal, juntando as famílias em torno do espírito natalício e fazendo renascer materiais para novas funções. Foi um símbolo humilde da nossa vontade de proteger o ambiente - um ato urgente de salvação e de redenção de todos nós.
O nosso bem-haja a todos os que participaram. Até ao próximo desafio!

Turmas 2021-22 

As listas de turmas para
o ano letivo 2021-22
podem ser consultadas
na escola sede.

Manuais 2021-22 

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Está prevista a emissão
dos respetivos vouchers
a partir de 16 de agosto

Os manuais cujos vouchers
definirem que serão
disponibilizados pelo
Agrupamento, serão
entregues em setembro,
em data a agendar.

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer no AEG  as fichas
de atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Tecnologia e férias... 

Usa mas não abuses!
(clica na imagem...)

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Contamos consigo! 

Aposte no aumento
da sua escolaridade!

Centro Qualifica de Famalicão
www.famalicaoeducativo.pt

E-mail:
centroqualifica@famalicao.pt
Telefone: 252 320 931

Por favor, clique na imagem
para saber mais.

Login

Online 

Temos 130 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top