Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2021 01 UpCyclingO Clube Europeu AEG e o Clube Eco-Escolas começaram as atividades deste período com o concurso “Um presente para o ambiente!” Foi um concurso de reutilização/upcycling dirigido a todas as famílias dos alunos do agrupamento… e temos um vencedor!

Na sequência das atividades promovidas no contexto da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que teve lugar de 21 a 29 de novembro, os dois clubes consideraram que a ideia de um concurso de upcycling seria uma evolução quase natural das iniciativas dessa semana. Assim surgiu o concurso “Um presente para o ambiente!”, destinado às famílias dos nossos alunos, com o intuito de incentivar a comunidade escolar e envolvente a promover a sustentabilidade, reutilizando materiais.
A divulgação e inscrição no concurso aconteceram próximo do final do primeiro período, dando assim oportunidade à comunidade escolar e envolvente de usufruírem do tempo das férias de Natal para uma atividade em família, bem no espírito da época, oferecendo um presente ao ambiente, o que que é na verdade um presente para todos nós.
Para além da inscrição, e até à entrega do trabalho, também deviam ser enviadas três fotografias: a fotografia ANTES, mostrando todo o material a ser reutilizado antes de ser transformado; a fotografia DURANTE, ilustrando um momento da transformação dos materiais num novo produto; a fotografia DEPOIS, apresentando o produto final.
Os critérios de avaliação dos trabalhos respeitados pelo júri (constituído por um representante do Clube Eco-Escolas, a professora Ana Carreira, um representante do Clube Europeu AEG, a professora Silvina Ferreira, e o Diretor do Agrupamento de Escolas), foram os seguintes: Reutilização: a percentagem de material reutilizado (máximo de 4 pontos); Utilidade: a coerência com o objetivo/a função que desempenha (máximo de 4 pontos); Criatividade: a apresentação de ideias originais (máximo de 2 pontos). Como houve empate entre dois trabalhos, foi usado o critério Estética para apurar o vencedor, tal como constante no regulamento do concurso.
Depois de ponderada análise dos trabalhos a concurso, foi declarado vencedor o trabalho E criado pelo aluno Tiago Campos Ferreira (5.º 1) e a sua família. O prémio a entregar ao vencedor é um vale no valor de 15 euros para compra de plantas. Todos os restantes concorrentes receberão um certificado e prémio de participação.
Foi um bom desafio para as férias de natal, juntando as famílias em torno do espírito natalício e fazendo renascer materiais para novas funções. Foi um símbolo humilde da nossa vontade de proteger o ambiente - um ato urgente de salvação e de redenção de todos nós.
O nosso bem-haja a todos os que participaram. Até ao próximo desafio!

É muito importante! 

#FicamosBemComAEG 

Espaço para promoção
do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Clicando na imagem podes ver
informações/orientações/desafios

Europa... 

A partir dos desafios
do Clube Europeu AEG
(com base nas toolkits de
https://aeuropanaescola.eu)
testa os teus conhecimentos!

Um desafio por semana!
(clica abaixo ou visita o blog)

Em isolamento?! 

O que fazer?

Para mais informações consulta
a página do SNS (clica aqui)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Login

Online 

Temos 126 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top