Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O AEG recebeu na última semana de aulas do 1º período uma exposição itinerante intitulada “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, cedida pela embaixada austríaca, e que poderá ser visitada na escola sede até ao dia 19 de janeiro.

A exposição dá a conhecer uma realidade que pensamos ser desconhecida por muitos portugueses. Em 1945, terminada a 2.ª Guerra Mundial, muitas pessoas viviam nas ruínas dos edifícios bombardeados, a alimentação e a roupa escasseavam e as crianças sofriam de fome, frio e problemas de saúde. Perante o pedido de ajuda humanitária internacional por parte da Cáritas austríaca, o nosso país não hesitou em ajudar e, entre 1947 e 1958, acolheu cerca de 5500 crianças austríacas.
Os cartazes que compõem esta exposição, além de nos darem a conhecer o contexto histórico que contribuiu para esta realidade, informam-nos sobre os critérios de seleção das crianças a enviar para os países de acolhimento, a rota de viagem que percorreram, neste caso em particular, até Portugal, o acolhimento e a estadia, assim como o momento da despedida. Os responsáveis pela criação da exposição cruzaram, de forma exemplar e didática, fotografias e testemunhos da época que nos transportam para este momento histórico, nos sensibilizam e emocionam e, simultaneamente, porventura nos levam a reconhecer alguns contornos semelhantes em tantas outras situações da atualidade.
O Dr. Ingo Koenig, da Embaixada da Áustria, que cedeu temporariamente a exposição à Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, que, por sua vez, a tem feito circular pelos estabelecimentos de ensino do concelho, gostaria muito que esta exposição contribuísse para o desenvolvimento de atividades planeadas de exploração desta temática nas escolas e que estas pudessem posteriormente ser partilhadas com a Embaixada. Nesse sentido, alguns alunos do 9.º ano de escolaridade, no âmbito de um projeto interdisciplinar, deram já início ao trabalho que se espera criativo, inovador e profícuo. Este estará não só em articulação com o Projeto Educativo da Escola, mas também com o Projeto Educativo e Cultural “De Famalicão para o Mundo”, para dinamização da História e Património Local no nosso agrupamento, de “Gondifelos para o Mundo”.
Não percam a oportunidade de visitar esta exposição!

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 219 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top