Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Kerststronk, Stollen, Brunkager, Kendel, Peppakaka… O que é? Come-se? Sim, pelo Natal!

Este é o convite feito pelo Clube Europeu AEG e pela Biblioteca Escolar: passem por este espaço, deixem-se desafiar por alguns dos pratos apresentados e vão à descoberta desta herança do património cultural europeu.

“O Natal é uma época muito importante para a maioria da população mundial. Estamos habituados a juntar a família e amigos, a dar e receber presentes e sem dúvida a comer muito. Normalmente, a mesa de Natal é recheada de pratos deliciosos que fazem crescer água nas nossas bocas como é o exemplo do Bolo Rei, do Bolo Rainha, das rabanadas, do bacalhau, do peru, do tronca de natal, do polvo, das filhós e do Pão de Ló em Portugal.
Como sabemos este ano o Natal vai ser diferente de todos os outros já vividos: não podemos juntar toda a família, nem podemos ter muito contacto com as outras pessoas para a nossa segurança e a segurança dos que nos rodeiam. Mas mesmo com todas estas adversidades o espírito natalício ainda se mantém no ar, nos nossos corações e nos nossos estômagos.
Mesmo que não nos possamos reunir podemos trazer para a nossa mesa de Natal pratos típicos do nosso país. E se neste Natal também procurarmos conhecer pratos diferentes e típicos de outros países da União Europeia?” Andreia Cruz, 9.º 3
É isso mesmo, o Clube Europeu AEG desafia-te a ir à descoberta, com base nos nomes dos pratos que encontras no espaço da Biblioteca Escolar. Procura mais sobre eles: Quais são os ingredientes? Qual é a origem destes pratos? E porque não, encontrar e experimentar uma ou outra receita lá em casa, em família, durante as férias de Natal que se avizinham?
É à mesa que nos encontramos, pois é um lugar privilegiado de convívio e de partilha com a família e com os amigos que vai da comida às conversas, da tradição à inovação. É este o legado que deixamos às gerações futuras no nosso país, em toda a Europa, por todo o mundo.

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 46 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top