Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos associou-se à Campanha “Todos Por Todos”, iniciativa solidária lançada pela Câmara Municipal de Famalicão em parceria com as Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) do concelho, para ajudar as famílias que estão a passar por dificuldades devido aos efeitos da pandemia.

 O objetivo desta campanha foi mobilizar toda a comunidade educativa em torno dos valores comunitários da solidariedade e da partilha e, desse modo, apoiar as famílias que se encontram em situação mais problemática. Atualmente, não podemos ignorar que a população mais vulnerável à pobreza se transformou: já não falamos apenas das pessoas que vivem em meio rural, desfavorecido, sem rendimentos… Hoje os mais pobres são os jovens, são as famílias com filhos e sem trabalho, são em última instância também as crianças.

Todos reconhecemos que a crise epidemiológica arrastou consigo uma crise social. De facto, a pandemia COVID-19 colocou-nos e continua a colocar-nos alguns desafios importantes em termos de cidadania. Fomos construindo uma sociedade que valoriza muito a individualidade e o individualismo. Curiosamente, quando um vírus ameaça a vida de todos e obriga ao distanciamento social, isolando-nos em casa, começamos a (re)descobrir a importância e o valor daquilo que nos faz verdadeiramente humanos: o encontro com o outro, a solidariedade, a partilha… Pois é na relação com o outro que o ser humano se constrói e afirma! Importa, assim, como imperativo de cidadania, agirmos para a construção de uma sociedade justa, pensando em alternativas para minimizar os problemas.

Ora, foi isso que fizemos ao associar-nos a esta campanha. Toda a comunidade (alunos, docentes e educadores, assistentes técnicos e operacionais, pais e encarregados de educação) foi convidada a participar ativamente nesta iniciativa de cariz solidário. Selecionaram-se diversos géneros que as famílias em situação de vulnerabilidade poderiam necessitar em maior escala e distribuíram-se pelas turmas. A recolha decorreu entre os dias vinte e quatro de novembro e dois de dezembro e os bens serão levantados pelas conferências Vicentinas do território da CSIF, que, após a quarentena dos bens, serão entregues também pelas Conferências às famílias carenciadas.

O resultado de todo o trabalho foi um sucesso. Acreditamos ter contribuído para um Natal mais solidário e mais feliz! Um bem haja a todos!

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 173 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top