Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No âmbito da comemoração da Semana da Ciência e Tecnologia promovida pela agência nacional Ciência Viva, os alunos da nossa escola participaram, no dia 26 de novembro, na videoconferência "Como se faz um cientista? - à conversa com Bruno Soares".

Este evento, promovido pelos docentes de Ciências Naturais deste Agrupamento, foi essencialmente dirigido aos alunos do 9º ano e teve dois propósitos:
Em primeiro lugar, a atividade pretendeu ajudar os alunos ao nível da orientação vocacional (tão importante nesta fase da sua vida) levando-os a descobrir como se processa o dia-a-dia de um investigador científico e que opções deverão ser tomadas em termos de prosseguimento de estudos caso se pretenda enveredar por essa área.
Em segundo lugar, o evento surge também como complemento aos conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais nono ano, permitindo ampliar conhecimentos sobre genómica e biotecnologia.
Através de uma breve apresentação do seu currículo, Bruno Soares, explicou o seu percurso académico (inicialmente na área da física e mais tarde, ao nível da biotecnologia e gestão) e as atividades que foi desempenhando ao longo dos anos. Abordou ainda os contributos da genética para a saúde humana (mais concretamente das análises/testes ao DNA) e as potencialidades da Medicina Personalizada.
Foi uma sessão bastante informal - mais uma conversa do que propriamente uma "aula", onde os alunos (e alguns docentes que quiseram participar) puderam esclarecer as suas dúvidas sobre a atividade de um investigador científico (profissão que sempre despertou alguma curiosidade)
Os alunos sentiram que a experiência foi bastante enriquecedora e gostaram muito de participar neste evento (ora ouvindo, ora colocando questões) que permitiu perceber que o mundo da ciência não é rotineiro e aborrecido como muitos pensavam: poderá ser até bastante estimulante e divertido!
No final da videoconferência, o cientista Bruno Soares, deixou no ar algumas dicas importantes:
Sigam os vossos sonhos, não tenham medo de experimentar coisas novas e de mudar de rumo quantas vezes for preciso!
Foi sem dúvida, uma palestra interessante e que a todos deixou a pensar!

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 171 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top