Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Alguns alunos do 2.º e 3.º Ciclos do AEG participaram na 3.ª edição do concurso “As Imagens do Património”.

O concurso foi proposto pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas ondas! (ONG consultora para o Património Cultural Imaterial acreditada pela UNESCO). A Provedoria do Empreendedorismo e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas divulgaram o concurso e incentivaram os alunos à participação. Os diretores de turma, tiveram também um papel importante no esclarecimento e sensibilização dos alunos nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
A Associação “Ponte…nas ondas!” (PNO), que este ano comemora 25 anos de existência, tem como objetivos a defesa, a recuperação e a transmissão do Património Cultural Imaterial (PCI), comum à Galiza e ao Norte de Portugal. Esta associação considera que um dos meios de divulgar este Património seria a sua integração nos diferentes programas curriculares, por forma a que se constitua como material a ser utilizado nas dinâmicas de trabalho de cada disciplina e de cada escola. Foi, nesse sentido, que a Associação convidou as escolas a participarem neste concurso de recolha das imagens do património cultural imaterial galego-português, cujo prazo para participação terminou no dia 31 de outubro. Esta iniciativa tem como principais objetivos recuperar e valorizar as fotografias com valor patrimonial, para que possam ser utilizadas no âmbito escolar e dadas a conhecer à população em geral. Ao mesmo tempo, contribuir para a transição do ambiente analógico para o ambiente digital.
Foram vinte os alunos que participaram neste concurso. Com a ajuda da família, (re)visitaram os álbuns de família, dialogaram sobre as manifestações e vivências do passado, muitas delas provavelmente desconhecidas aos alunos e selecionaram a(as) foto(os), anteriores a 1970 (exigência do regulamento), para concurso. Todas as fotografias foram acompanhadas de um pequeno texto/legenda ilustrativos.
Independentemente dos resultados, todo o processo de procura, diálogo com a família, especialmente com os mais velhos, e seleção das fotos foi já por si muito enriquecedor.

A Provedoria do Empreendedorismo

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 56 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top