Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combater a fome, pobreza e desnutrição.

 

Na nossa escola, no âmbito do tema sobre “alimentação saudável", são abordados conteúdos programáticos de várias disciplinas, articuladamente entre os professores e que dão origem a projetos interdisciplinares.

Em Educação Física, os professores fazem o estudo do Índice de Massa Corporal (IMC), da população escolar dos 2º e 3º ciclos, sendo que neste ano letivo, este estudo revela-se de uma importância ainda maior, dadas as condições que a pandemia impôs, obrigando a um confinamento que em nada contribuiu para a melhoria dos indicadores de saúde, nomeadamente no que respeita à realização de uma alimentação mais saudável e impedindo também a prática regular de atividade física. São analisados e explicados também, alguns conceitos sobre gastos energéticos relacionados com determinados tipos de exercício físico e os alimentos que mais contribuem nesse sentido.
Em Matemática, os professores aproveitam os dados obtidos do estudo do IMC, e abordam conteúdos no âmbito da estatística, elaboração de gráficos e reforçam-se conteúdos de operações de divisão e multiplicação.
Em Ciências Naturais, abordam-se conteúdos no sentido da promoção do consumo de alimentos saudáveis, da consciencialização dos alunos para a importância da boa alimentação sem desperdícios, elaboram-se algumas ementas equilibradas e discutem-se os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana, entre outros.
Em Cidadania e Desenvolvimento, reforçam-se também aprendizagens no sentido da alteração de hábitos menos saudáveis, importância dos pequenos almoços e da realização de uma alimentação saudável.
Em Expressão Plástica, é utilizado o tema para o desenvolvimento da expressividade e domínio das técnicas de pintura e construção de mobiles com a representação de alimentos saudáveis.
Outras disciplinas também se associam a esta iniciativa e vão articulando, os seus conteúdos ora no 2º ciclo, ora no 3º ciclo em conformidade também com as turmas e com outros projetos.
Algum do trabalho das várias disciplinas culmina no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, numa grande exposição, onde para além de alguns trabalhos, são também afixados os gráficos de IMC de cada turma do 2º e 3º ciclo e as conclusões que se obtiveram desse estudo.
Este ano letivo, as conclusões que se obtiveram no estudo do IMC, refletem em grande parte, a situação epidemiológica que vivemos no final do ano letivo transato, com o isolamento social e inatividade a que os alunos foram sujeitos. Assim, no 2º ciclo, na generalidade, verifica-se que aumentou o indicador “excesso de peso”, sendo que o maior aumento se verifica nos rapazes, o que é curioso. No 3º ciclo, apesar da grande maioria dos alunos se situar no indicador “Peso Normal”, a preocupação vai para os 8º anos, pois os alunos situam-se na sua maioria no extremo dos indicadores, “Baixo peso” e “Obesidade”.
Muito há ainda a fazer para consciencializar as famílias e os alunos da importância que a alimentação saudável e a prática regular de exercício físico têm no contexto da saúde!

Atrasou-se na matrícula! 

O PRAZO PARA 1ª MATRÍCULA
NO PRÉ-ESCOLAR
OU NO 1º ANO
ERA DIA 14 DE MAIO

POR FAVOR CONTACTE
A ESCOLA COM URGÊNCIA

AVISO PRÉ-ESCOLAR

AVISO 1º ANO

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível AMARELO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 179 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top