Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Este é um exemplo singelo, no contexto da aprendizagem de uma língua estrangeira, de uma tentativa de aliar a continuidade da normalidade da prática letiva à reflexão sobre o incontornável da uma realidade inusitada que se impõe.

 

Trata-se de um exercício que tenta explorar um conteúdo gramatical em prol de aprendizagens sociais e emocionais e do revisitar de competências digitais.

Nas turmas 2 e 3 do nono ano, na disciplina de Inglês, o “pontapé de entrada” foi dado com o convite à reflexão sobre este regresso à escola atípico, na senda do final do ano letivo transato igualmente atípico. Este exercício centrou-se na visualização do vídeo Life (https://youtu.be/mWZ6b_I-Djg) e numa rotina de “pensamento visível” See-Think-Wonder (Vê, Pensa e Questiona-te). Pretendeu-se levar os alunos a pensar individualmente e em grande grupo no caminho a ser feito neste regresso, nos eventuais riscos das rotinas diárias e na consciencialização do papel de cada um para critica e proactivamente contribuir um resultado positivo e o bem-estar pessoal e coletivo.
Esta reflexão sobre as suas perceções e emoções e as novas regras e procedimentos no contexto escolar foi vertida em frases que desenham em traços simples um retrato de um momento muito particular das suas vidas. O produto desta tarefa permitiu concomitantemente sistematizar a aprendizagem do conteúdo gramatical em apreço: alguns dos verbos auxiliares modais.
As ferramentas online propostas, para além do trabalho em contexto de sala de aula, para apoiar a produção e apresentação de frases com as suas constatações e pensamentos foi também deliberada. Procurou-se promover a ativação e reforço das competências digitais associadas às funcionalidades da Google Classroom, de um Google Doc, partilhado entre todos para uma etapa de melhoria e correção das frases, e de um mural Padlet, para materializar o produto final da tarefa.
Como foi referido inicialmente, trata-se de um exemplo singelo de como responder aos desafios apresentados a professores e alunos num momento que ainda é de sobressalto, mas que obriga ao regresso a rotinas que foram suspensas de forma drástica e ao trabalho de ativação de conhecimentos, competências e experiências pedagógicas. O fruto destes momentos iniciais do ano letivo pode ser visto nos respetivos Padlets das turmas envolvidas:
9.º 2: https://padlet.com/mzzferreira2/ieudrvuhbfubce5o
9.º 3: https://padlet.com/mzzferreira2/qydmnufs3eya4tt

 

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível 
LARANJA
de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 64 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top