Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As intervenções no âmbito do Desenvolvimento de Carreira, promovidas pelo Serviço de Psicologia junto d@s alun@s finalistas, contaram com procedimentos “reinventados”, desde março, com o início do E@D.

A restruturação deste serviço foi articulada a nível da rede de psicólogos concelhia, o que possibilitou a realização de atividades específicas como: A Mostra Virtual da Oferta Formativa Concelhia; Atividades Auto-Administradas; Lista de Perguntas Frequentes; Site da Escola; Entrevistas a Profissionais, entre outras.
Até ao início da situação de E@D, foi possível a realização das atividades propostas pelo programa de intervenção vocacional concelhio “Eu Pertenço ao Meu Futuro”, o qual tem validação científica da Universidade do Minho. De salientar que o objetivo principal deste modelo de intervenção vocacional no concelho de V. N. de Famalicão é a dinamização de práticas de intervenção dos SPO de forma conjunta, e está inserido no programa concelhio, como uma medida de combate ao abandono escolar e de promoção do sucesso educativo, priorizando a qualificação dos alunos e a sua inclusão a nível social. Este projeto inovador envolve uma vasta equipa de psicólogos em SPO, coordenadores concelhios da área da psicologia e a consultoria da Universidade do Minho, pela Profª Doutora Maria do Céu Taveira, responsável pela autoria e monitorização da aplicação do programa, sendo igualmente responsável pela formação dos psicólogos neste âmbito de intervenção específica. Foram realizadas sessões de apresentação em grupo para encarregados de educação e diretores de turma, sessões de entrevistas parentais individuais e obviamente sessões de intervenção presenciais com alunos em pequeno grupo. Com as dinâmicas desenvolvidas, pretendeu-se, em colaboração com os pais, mães e outros elementos significativos, apoiar @s alun@s na definição dos seus projetos de vida, melhorando as suas competências de autoconhecimento, compromisso com a tarefa e confiança no processo de decisão vocacional, com a análise rigorosa de constrangimentos previstos e de estratégias de superação definidas em conjunto com os familiares.
A investigação em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira, tem demonstrado que o apoio parental tem sido identificado como uma variável determinante de um processo de tomada de decisão, desde a fase de planeamento à fase de execução da decisão. De salientar, que nesta fase específica de isolamento social, em que os estudantes usufruíram de metodologias de E@D, o apoio da família é considerado ainda de maior importância e pode ser manifestado, tanto através da aprovação, incentivo e compreensão das suas escolhas, quanto pela ajuda no confronto ou resolução de problemas e desafios. Este serviço de psicologia considera que o estabelecimento de relações seguras e de abertura com a família, permite a partilha de significados pessoais relacionados com a implementação de decisões e projetos de vida, promovendo a adequada construção da identidade vocacional d@s alun@s, em interacção com os outros.
Se é certo que a pandemia COVID-19 trouxe muitas mudanças à nossa vida e à nossa relação com a escola e com as aprendizagens, torna-se então crucial lembrar que o regresso à escola com aulas presenciais, certamente irá trazer novos desafios a estes finalistas, que, associados à mudança de escola, poderão suscitar alguns receios inerentes à necessidade de passarem a contactar com novos colegas/docentes e num espaço escolar diferente… mas esta transição será vista, certamente, como uma oportunidade para a descoberta de uma nova realidade, nomeadamente novos colegas, novas amizades e novas aprendizagens.

suspensão de aulas 

Informa-se a comunidade educativa que, em conformidade com a decisão do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de janeiro, as aulas estarão suspensas em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, a partir do dia 22 de janeiro e por um período mínimo de 15 dias.

É muito importante! 

#FicamosBemComAEG 

Espaço para promoção
do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Clicando na imagem podes ver
informações/orientações/desafios

Europa... 

A partir dos desafios
do Clube Europeu AEG
(com base nas toolkits de
https://aeuropanaescola.eu)
testa os teus conhecimentos!

Um desafio por semana!
(clica abaixo ou visita o blog)

Em isolamento?! 

O que fazer?

Para mais informações consulta
a página do SNS (clica aqui)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Login

Online 

Temos 109 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top