Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

No oitavo ano, a exploração dos recursos naturais (e consequente impacte no ambiente) faz parte do programa curricular das disciplinas de Inglês, Ciências Naturais, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, o que deu o mote para a criação de um projeto interdisciplinar nas turmas 2 e 3. Este projeto envolveu ainda o projeto Eco-Escolas.

 

A sustentabilidade é um dos princípios fundamentais do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. É papel da escola incutir nos alunos valores de cidadania ativa e participativa, assim como levá-los a desenvolver competências que lhes permitam, no futuro, efetuar uma boa gestão dos recursos providenciados pelo nosso planeta.
Neste período de ensino à distância, na disciplina de Inglês, os alunos tomaram contacto com vocabulário fundamental relativo à temática do ambiente, mais concretamente aos problemas ambientais e possíveis soluções. Foram então convidados a formar pares ou trios de trabalho e cada um a identificar quatro problemas e possíveis soluções relacionados com a exploração dos recursos naturais. Para além da produção de textos, efetuaram ainda o registo áudio dos mesmos, o que permitiu trabalhar a expressão oral e escrita.
As disciplinas de Ciências Naturais e Geografia articularam entre si a divisão de conteúdos, o que permitiu um maior aprofundamento dos temas relacionados com a sustentabilidade. Esta divisão possibilitou aos alunos, por exemplo, o estudo de casos concretos a nível nacional e mundial, com visualização de documentários e consequente debate. Em Ciências Naturais, os alunos produziram textos, bandas desenhadas e podcasts sobre catástrofes naturais e antrópicas, desperdício alimentar, poluição, degelo, efeito de estufa, e energias alternativas, entre outros. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e em estreita colaboração com o projeto Eco-Escolas, os alunos envolveram-se na sensibilização da comunidade escolar para a realização de compostagem (com produção de vídeos) e ainda na elaboração de um Eco-Código e do respetivo cartaz final.
O resultado deste trabalho conjunto poderá ser visualizado em dois Padlets onde os alunos de cada turma foram inserindo todos os seus trabalhos. Ver aqui:
8.º 2: https://padlet.com/mzzferreira2/73tfqciild3mjp41
8.º 3: https://padlet.com/mzzferreira2/a5uzu30qau467pr3
Dia após dia, semana após semana, este projeto foi ganhando asas, crescendo em conteúdo e entusiasmo! Todos juntos demos mais um passo para sensibilizar os nossos alunos e a comunidade escolar para cuidar melhor do ambiente do nosso planeta!

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 44 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top