Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

jogostradicionais jun2020No âmbito da disciplina de Educação Física foram pensadas em conjunto, enquanto grupo disciplinar, várias atividades, com base na planificação anual reajustada para este último período letivo, com o objetivo de promover a atividade física em casa.

Para além das orientações de trabalho, colocadas na plataforma Classroom, procurou-se nas sessões síncronas / assíncronas, informar, esclarecer, apelar e dar a conhecer os benefícios da atividade física regular, as várias recomendações de organizações credíveis, sempre com vista a manter ou a melhorar a aptidão física, ocupando o tempo livre de forma mais saudável em tempos de isolamento social.
De destacar, já na segunda fase do desconfinamento, a sugestão de atividade “jogos tradicionais”, que pode ser praticada por todas as idades pois, além de conter “situações muito diferenciadas, estes jogos utilizam materiais fáceis de encontrar ou de construir” e fazem parte da nossa cultura. De alguma forma, foram o ponto alto de todas as atividades propostas, em que os alunos globalmente demonstraram mais criatividade e entusiasmo, face aos trabalhos enviados para a plataforma. Por um lado, devido não só ao desconfinamento, mas também ao bom clima que se fez notar e às fortes ligações à natureza, alguns alunos puderam encontrar-se e realizar as propostas de trabalho em grupos/equipas, ao ar livre, extravasando toda a energia acumulada ao longo deste tempo de afastamento “imposto”. Por outro lado, alguns alunos realizaram os jogos em família, fomentando o convívio, a união e a participação dos encarregados de educação nas suas atividades escolares.
A título de exemplo, dos vários jogos apresentados salientamos as famosas corridas de “sacos” e das “colheres” (a segurar um objeto), os jogos a saltar à corda e ao “eixo”, jogo da “cadeira”, os jogos de “atirar ao alvo” e outros recriados com um toque de originalidade, onde se registaram momentos dinâmicos e divertidos.
De referir que há benefícios em qualquer tipo de atividade e como citado no programa nacional para a promoção da atividade física “qualquer atividade física é melhor que nenhuma”, ou seja, “atividade leves, se repetidas frequentemente ou se interromperem períodos longos de sedentarismo, contribuem para o dispêndio energético ao longo dia (positivo para prevenir a obesidade) e ajudam os músculos a manter um metabolismo mais saudável”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que “devem praticar atividade física de intensidade moderada, pelo menos 60 minutos todos os dias, incluindo atividades de intensidade vigorosa pelo menos três vezes por semana. A prática regular de atividade física ajuda a promover uma boa aptidão física e o bem-estar”.

Grupo Disciplinar de Educação Física/Clube do Desporto Escolar

Condicionamento COVID 

Neste momento
o AEG encontra-se no
nível VERMELHO

de condicionamento
das suas atividades

(clique aqui para saber mais)

Alerta de muito frio! 

Proteja-se do FRIO!
(clique para ver
indicações da DGS)

Prevenir efeitos do FRIO.

Europa... 

A partir dos desafios
do Clube Europeu AEG
(com base nas toolkits de
https://aeuropanaescola.eu)
testa os teus conhecimentos!

Um desafio por semana!
(clica abaixo ou visita o blog)

Em isolamento?! 

O que fazer?

Para mais informações consulta
a página do SNS (clica aqui)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Login

Online 

Temos 13 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top