Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

DiaAmbienteNo AEG, nos dois últimos anos letivos, tem-se feito coincidir o Dia Eco-Escolas com o Dia do Ambiente, aproveitando para divulgar o que na nossa escola se faz em prol do ambiente e da sustentabilidade. Embora à distância, não quisemos que este dia se deixasse de assinalar.

 

O Dia do Ambiente foi criado em 5 de junho de 1972 durante uma Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, para divulgar informação e promover a reflexão sobre assuntos relacionados com o meio ambiente e teve como principal objetivo sensibilizar os países e a população em geral, para a implementação de práticas que ajudem a preservar o nosso meio ambiente, estabelecendo princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Enquanto estivemos na escola, foram diversas as oportunidades para desenvolver atividades promotoras de um “bom ambiente”.

Em novembro assinalamos o Dia da Floresta Autóctone, mobilizando todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos para a necessidade de proteger e valorizar as espécies florestais nativas da nossa região, construindo um placard comum alusivo ao tema.

Em dezembro os alunos da turma 5.º1 aprofundaram o seu conhecimento sobre a Floresta Autóctone, participando numa sessão de formação, na aula de Ciências Naturais, promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

A recolha seletiva de resíduos, nomeadamente de papel e embalagens, nos diversos espaços interiores da escola, foi uma ação que os alunos do Clube Eco-Escolas desenvolveram de duas em duas semanas, ao longo dos dois períodos letivos. A quantidade de resíduos recolhida suscitou, por vezes, alguma admiração/inquietação por parte de alguns membros da comunidade escolar - “Não somos assim tantos, mas produzimos muitos resíduos!” - diziam alguns.

Na nossa escola também se promove a recolha de óleos alimentares usados (OAU) e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Aos poucos os contentores respetivos foram-se enchendo.

Começou o segundo período letivo, chegou a hora de cuidar da Horta da Escola, contando com a colaboração dos alunos do primeiro ciclo e do Clube Eco-Escolas. Os trabalhos iniciaram-se com uma “aula” sobre compostagem, com a limpeza e fertilização do solo dos vários canteiros da horta. Finalmente, semeou-se batatas, favas, ervilhas, tremoço, etc. e plantou-se brócolos, couve-coração, cebolinho e alho-francês, entre outros legumes.
Aquando da suspensão das atividades escolares e letivas presenciais, a 13 de março, estavam a ser preparadas diversas iniciativas para celebrar os Dias da Ciência no AEG, todas relacionadas com o ambiente, a ecologia e a sustentabilidade. Assim, estavam agendadas: uma vista de estudo à ETAR de Serzedelo e à Resinorte; oficinas diversas sobre Economia Circular; a comemoração do Dia da Água, com realização de atividades experimentais; e o início da recolha dos resíduos orgânicos provenientes das famílias dos alunos, entre outras.

Em casa, a implementação do Plano de Ação Eco-Escolas continuou com o desenvolvimento de atividades: “A minha família compromete-se pelo Clima” – comemoração do Dia da Terra; “O mar começa aqui”- comemoração do Dia Europeu do Mar, “Horta Bio …em casa”; “Constrói o teu Depositrão para pilhas” e “Alerta ao Sal!”, permitindo trabalhar os temas Espaços Exteriores e Comunidades Sustentáveis, Economia Circular, e Alimentação e Cidadania, respetivamente.

Com o ano letivo quase a terminar, está em curso o último dos 7 passos do Programa Eco-Escolas, elaboração do Eco-Código, que tem por objetivo estabelecer um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na nossa região.

Fruto de um feliz acaso, a meados deste último período, surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto interdisciplinar nas turmas 2 e 3 do 8.º ano, envolvendo as disciplinas de Inglês, Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, articulando as temáticas da exploração de recursos, os problemas/impactes ambientais e a apresentação de soluções. Este trabalho está a permitir prolongar e intensificar a reflexão sobre os temas do projeto Eco-Escolas deste ano letivo e contribuir para o passo da elaboração da atual edição do Eco-Código. Em breve se partilhará o trabalho realizado no âmbito deste projeto com a comunidade educativa.

A preservação da Natureza e a Sustentabilidade do Planeta deve ser uma preocupação de todos… e a escola tem um importante contributo a dar aos mais jovens no sentido de os consciencializar para problemas ambientais como a redução dos vários tipos de poluição ou a utilização mais sustentável dos recursos.

Com o envolvimento de todos, continuaremos a ser uma ECO-ESCOLA e um AGRUPAMENTO com muito BOM AMBIENTE.

Destaques! 

As avaliações do 3º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao
Professor Titular / DT
a solicitar o seu reenvio)

Matrículas e Renovações 



As renovações de matrícula
(para 2º, 3º, 4º,
6º, 8º e 9º anos)

deixam de ser realizadas
no Portal da Matrículas
(a partir de 07 de julho).
Assim, solicita-se aos
encarregados de educação
dos alunos que pretendem
renovação de matrícula
que enviem um email
ao Diretor, com indicação da
pretensão da continuidade
no Agrupamento,
identificando nome completo
do aluno e o ano/turma
que frequentou em 2019-20.

AS MATRÍCULAS PARA 
1º, 5º, 7º E 10º ANOS
CONTINUAM A REALIZAR-SE
OBRIGATORIAMENTE NO
PORTAL DAS MATRÍCULAS

PRÉ-ESCOLAR E 1ºCICLO
Inscrições na Componente
de Apoio à Família
(Prolongamento/Acolhimento
e Almoço)
CLIQUE AQUI

AVISO PRÉ-ESCOLAR
AVISO 1º ANO

Orientações para Matrículas
(1º, 5º, 7º e 10º ano)

Requisição de transporte
(5º ao 9º ano) - clique aqui

#FicamosBemComAEG 

Novo espaço
para promoção

do bem estar emocional
e da confiança dos alunos,
da responsabilidade do SPO

Com periodicidade bi-semanal
serão publicadas
informações/orientações/desafios
(clica na imagem para ver)

18ª PUBLICAÇÃO
As férias estão a chegar...
Mas o tempo de aprender
não pode parar!

Em casa, mas... 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 156 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top