Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cópia do email enviado pelo Diretor aos Alun@s, Pais / Mães, Encarregad@s de Educação

"Espero encontrar-vos bem.
Tal como previsto, no dia 14 de Abril (próxima terça-feira), os professores darão continuidade ao trabalho de interação à distância com os nossos alunos, agora de uma forma mais consolidada, 

 

em função da experiência acumulada com o trabalho desenvolvido no final do 2º período letivo e tendo em consideração as orientações entretanto emanadas pelo Ministério da Educação e vertidas no “Roteiro de Ensino à Distância do AEG”, que poderão consultar na página de internet do nosso Agrupamento.
Os professores estão a trabalhar a 200% de modo a ultimar os preparativos para retomar essa nova forma de ensinar e de aprender, selecionando conteúdos e estudando/reunindo/adaptando/preparando/criando os materiais adequados para implementar o processo de ensino-aprendizagem à distância.
Para que cada aluno/a possa aproveitar devidamente esse trabalho é preciso que, logo a partir do primeiro momento do 3º período, cada um/a se empenhe em corresponder às orientações dos professores, cumprindo os prazos por eles estabelecidos. O vosso empenho e dedicação serão monitorizados e o vosso trabalho será devidamente avaliado.
Lembro, pois, que as classificações do 2º período não serão as classificações finais e esperamos que alguns/algumas possam ainda melhorá-las, mas chamo a atenção para o facto de que poderão também descer, se os vossos esforços não corresponderem ao que esperamos de cada um/a de vós.
Para que o desempenho dos alunos corresponda às expetativas, é importante que os encarregados de educação estejam atentos ao trabalho dos seus educandos/as, procurando que eles/as cumpram o correspondente horário escolar e verificando se eles/as estão a realizar as tarefas propostas e a ter em consideração o feedback dos professores.
Só com o trabalho de todos conseguiremos que esta metodologia de ensino-aprendizagem, que é nova para todos e a todos exige mais esforço, atinja os objetivos que são comuns a todos e que passam pelo sucesso escolar de cada aluno/a.

Aproveito ainda esta mensagem para transmitir algumas orientações práticas e importantes:

  • O horário semanal de cada turma deve ser respeitado.
  • Isto não implica que o aluno esteja constantemente online e em contacto com os professores. Os professores poderão propor um conjunto de tarefas a desenvolver ao longo de um período de tempo, definindo um calendário para a sua realização (por exemplo, na aula do dia X consulta A, faz B e envia C, na aula do dia Y, faz o trabalho de grupo G, esquematiza H e publica I, na aula …).
  • Os/as alunos/as têm que ter o cuidado de cumprir as tarefas definidas pelo professor, no prazo estipulado, e de, usando o meio de comunicação por ele estabelecido, apresentar os resultados dos trabalhos solicitados.
  • O professor registará quem fez os trabalhos e fará a respetiva avaliação (podendo não avaliar todos em todas as tarefas, de acordo com regras internas definidas), dando feedback (informação) aos alunos que forem avaliados. Esse feedback poderá implicar a necessidade de revisão do trabalho apresentado, dentro de um novo prazo que o professor estabeleça.
  • No final de cada cinco aulas (no máximo) os alunos terão uma sessão síncrona com o/a professor/a (sessão por videoconferência), para a qual vão receber um convite por email.
  • Para que os alunos possam ter mais presente a calendarização das sessões síncronas, para além da informação transmitida pelas vias que cada professor estabelece para comunicar com os alunos, estas sessões ficam calendarizadas no GIAE ONLINE (link em “ferramentas online” da página do Agrupamento) como se fosse um “TESTE” e assim podem ser facilmente lembradas com uma rápida consulta diária (pelos alunos/as e pelos/as encarregados/as de educação)
  • As aulas de apoio (1º, 2º e 3º ciclos) não irão funcionar ainda na próxima semana, estando a ser melhor preparadas, mas o Apoio ao Estudo (1º e 2º ciclo) decorrerá no horário marcado.

No caso de terem ficado com alguma dúvida solicito que a coloquem ao Docente Titular/Diretor de Turma através do respetivo email.
A concluir deixo votos de uma Feliz Páscoa, dentro das contingências a que todos estamos obrigados:
FIQUEM EM CASA, com muita saúde para todas as famílias.
Os meus melhores cumprimentos.

O Diretor

Turmas 2020-21 

As listas de turmas para
o ano letivo 2020-21
podem ser consultadas
na escola sede.
ATENÇÂO: não poderão
entrar na escola
mais do que quatro
pessoas em simultâneo.

Destaques! 

 

Verão em Segurança - DGS
(PF clique na imagem)

Manuais do 1º ao 9º 

O Ministério da Educação
empresta os manuais
do 1º ao 9º ano.

Por favor, clique aqui
para ver o que fazer.

Os vouchers do AEG
já estão disponíveis

NOTA: a CMVNF continuará a
oferecer as fichas de
atividades referentes ao
1º ciclo (do 1º ao 4º ano)
a serem entregues
no início do ano letivo.

Manuais 2020-21 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Login

Online 

Temos 173 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top