Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 6 de março, os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Gondifelos realizaram uma visita de estudo cultural e interdisciplinar às cidades do Porto e de Guimarães, no âmbito do projeto interdisciplinar «Uma viagem ao tempo dos castelos».

Saímos da Escola por volta das 9:15H e chegamos à cidade do Porto cerca das 10:30H, mais propriamente ao Teatro Sá da Bandeira, onde fomos assistir à peça de teatro «O Príncipe Nabo», levada à cena pela Companhia de Teatro Cultural Kids. Neste espetáculo, com música, alegria e algumas surpresas, ficamos a conhecer a história da princesa Beatriz e a bela lição de vida que acabará por lhe acontecer, fazendo com que esta perceba o verdadeiro valor das “coisas”, e que a felicidade pode estar, onde nunca pensamos que ela possa existir…
O espetáculo pareceu corresponder às expectativas dos alunos, que o consideraram divertido e pedagógico.
Dirigimo-nos depois a Guimarães onde almoçamos no parque contíguo à pista «Irmãos Castro». Neste espaço bafejado pelo sol, mas tocado por um vento gélido, todos retemperaram as forças para continuar a visita.

Por volta das 14:30H, entramos no Paço dos Duques de Bragança. Aqui, aninhados perante um pequeno balcão, os alunos deliciaram-se com uma divertida e educativa peça de marionetas sobre o primeiro rei de Portugal.

Animados pela peça, iniciou-se a visita guiada pela Igreja de São Miguel e pelo Castelo. A igreja, construção do início do século XII, tem um grande simbolismo pela sua ligação histórica ao período da fundação da nacionalidade e à tradição de ter sido aí batizado D. Afonso Henriques. No seu interior, o pavimento está lajeado com sepulturas que se atribuem a nobres guerreiros ligados à fundação da nacionalidade. Esta construção está classificada como Monumento Nacional, tal como o primitivo Castelo que parece remontar ao século X, altura em que a Condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, mandou construir na sua herdade de Vimaranes - hoje Guimarães - um Mosteiro. Os constantes ataques por parte dos mouros e normandos levam à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que viviam em seu redor. No século XII, com a formação do Condado Portucalense, o Conde D. Henrique e D. Teresa instalam-se em Guimarães e mandam realizar grandes obras no Castelo de forma a ampliá-lo e torná-lo mais forte. Diz a tradição que teria sido no interior do Castelo que os condes fixaram residência e provavelmente aí teria nascido D. Afonso Henriques.
A visita guiada abriu o apetite e o lanche impôs-se, mas ainda houve tempo para recolher folhas/vegetação para o herbário da disciplina de Ciências.
Por volta das 16:30H, partimos de regresso a Gondifelos, dando por terminada a visita de estudo, que, quer na perspetiva dos alunos, quer dos docentes, foi agradável e muito enriquecedora do ponto de vista humano e cultural, cumprindo-se, desta forma, os objetivos previamente traçados.
Fátima Maia e Sandra Rocha

Destaques! 

As avaliações do 2º período
não serão afixadas,
sendo disponibilizadas
exclusivamente através
da aplicação GIAE ONLINE

consulta avaliacao

Consulta da Avaliação

(Nº de utilizador e password
fornecidos no início do ano.
Se perdestes as credenciais
envia email ao
Professor Titular / DT
a solicitar o seu reenvio)

Complemento E@D 

Abaixo apresentam-se
dois blogs 
criados pelos
professores para complementar
o trabalho de interação
à distância com os alunos.

Clica nas imagens.

Para o 1º Ciclo

Para Inglês

Em casa, mas... 

Vamos ficar bem! 

 

Publicamos aqui
sinais de esperança e
gestos de gratidão
enviados pel@s
noss@s alun@s.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Já enviaste o teu?

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Login

Online 

Temos 61 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top