Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Brincar ao ar livre é muito saudável para as crianças e permite uma infinidade de aprendizagens.

O espaço exterior, o recreio nos Jardins de Infância, podem ser espaços bastante ricos em experiências, desde que o Educador de Infância, enquanto gestor do currículo, o reconheça como lugar proporcionador de desenvolvimento e aprendizagem.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, “as vantagens de brincar ao ar livre verificam-se a vários níveis. Ao favorecer a atividade física, constitui uma estratégia na prevenção da obesidade. Intelectualmente, estimula a aquisição de competências, treino da atenção e capacidade de resolução de problemas. No plano emocional e social, brincar proporciona diversas situações em que é testada a relação com os pares, permitindo desenvolver a resiliência. Além disso, ao transferir para a brincadeira objetos ou fenómenos da realidade externa, a criança constrói as bases para a compreensão de si própria e do mundo, expressando os seus medos e frustrações, mas também a sua criatividade”.
O Jardim de Infância de Outiz tem um espaço de recreio que, apesar de não ter muitos equipamentos modernos, está rodeado de diversa vegetação e árvores que criam excelentes oportunidades de aprendizagem para as crianças que o frequentam.
Quando o sol espreita ou o tempo permite, não deixamos fugir a oportunidade de brincar ao ar livre. As crianças, aqui, descobrem novas formas de brincar e dão novo uso aos materiais da natureza. As flores que caem da nossa árvore de camélias, no recreio, são fonte de diferentes transformações, formando belos jardins coloridos. Os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que caiu e vira espada, a folha que se transforma em comida para o “faz de conta”, a areia que é removida e forma belas construções…a criatividade de cada criança é o limite.

A Educadora: Mª. Antónia Mamede
(Jardim de Infância de Outiz)

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

asas mar2018

Nº 10 - março 2020

asas dez2019

Nº 09 - dezembro 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 139 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top