Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

A acontecer

Contratação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Alguém o desconhece? Apostamos que não.
É o nosso Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que expressa por todos os meios a sua afetividade aos seres humanos com quem se cruza.

Entre os voluntários distribui agasalhos e serve refeições aos sem-abrigo, misturadas com uma boa dose de abraços bem apertados.
Nas cinzas ainda quentes, caminha sobre as ruínas de casas e outros bens pessoais, para confortar quem chora desesperadamente a perda dos seus entes queridos, nas chamas enfurecidas dos incêndios.
Em terrenos ainda movediços e alagados acompanha de braço dado quem se lamenta e observa atentamente a destruição e as marcas da água em fúria, em dias de inundações.
Transpõe paredes frias e grades fortes de prisão para distribuir rasgados sorrisos, escutar lamentações e reivindicações dos que estão privados da liberdade.
Nos hospitais faz carícias e auxilia enfermos limitados física e /ou mentalmente.
Mima e brinca com as crianças, estejam elas onde estiverem. Sim, porque também encontra crianças nas prisões onde as mães estão a cumprir pena.
Às gerações mais idosas limpa as lágrimas de solidão que deslizam pelos sulcos da face e alisa os cabelos grisalhos. Fala-lhes ao ouvido e acaricia as mãos trémulas de pele enrugada…
E o Presidente dos Afetos não se fica por aqui. Muitos outros sorrisos, abraços, beijos, afagos, … distribui em festas, almoços, reuniões, associações…
É tão intensa a sua afetividade que não ignora quem não se pode aproximar pessoalmente.
Quis o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa presentear esta turma do quarto ano de Gondifelos. Assim, no segundo dia de escola, sete de janeiro, com enorme admiração e entusiasmo recebemos uma encomenda na sala de aula, com carimbo do “Palácio Nacional de Belém- Presidência da República”. Foi em êxtase que o envelope almofadado foi aberto delicadamente e um embrulho verde decorado com o selo da Presidência da República surgiu aos nossos olhos. Um grande livro encontramos com o título “Três anos depois - Povo - Poder”, juntamente com um cartão de Boas Festas, ambos com dedicatória pessoal e um cartão de visitas.

Todos os alunos quiseram tocar, afagar o brasão dourado em relevo, cheirar o papel de livro novo, folhear as inúmeras páginas com fotografias coloridas dos encontros afetuosos com a população, revirar e analisar a enorme assinatura do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ler a ternurenta e amistosa dedicatória que nos foi dirigida… e tudo porque apenas lhe enviamos dois postais desejando um feliz aniversário (12 de dezembro) e Boas Festas de Natal e Ano Novo.

Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, será sempre o nosso Presidente dos Afetos!

Mª Lúcia Meira
10 de janeiro de 2020

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas dez2018

Nº 7 - dezembro 2018

asas mar2018

Nº 8 - março 2019

Revista PAA 

revista2017 2018

Login

Online 

Temos 275 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top