No dia 7 de fevereiro, teve lugar o primeiro “Campeonato Municipal de Boccia Adaptado – 2026”, no Complexo Desportivo de Vale São Cosme. O evento contou com a presença e participação de diversos atletas provenientes de várias escolas e instituições do Município de Vila Nova de Famalicão.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) esteve representado pelas alunas Lara Shelbouer (5.2) e Carolina Faria (6.1), acompanhadas pela docente de Educação Especial Ivete Moutinho e pela Assistente Operacional Laurinda Silva, contando ainda com o apoio presencial do professor da modalidade, Cristiano Oliveira.
O torneio decorreu num ambiente harmonioso e acolhedor, promovendo a interação entre participantes, treinadores e organização. As atletas do AEG demonstraram empenho ao longo de toda a prova, revelando espírito desportivo, concentração e entusiasmo pela prática da modalidade.
A participação neste campeonato permitiu às alunas desenvolver diversas capacidades previstas no PASEO, nomeadamente: autonomia e responsabilidade, ao cumprirem regras, horários e orientações da prova; competências sociais e relacionais, através da interação positiva com os adversários; regulação emocional, ao lidarem com a competição, a espera, o resultado e a gestão da frustração; motricidade global e coordenação, essenciais na prática do Boccia e participação ativa e inclusão, reforçando o envolvimento em atividades escolares e desportivas.
Esta experiência representou um momento de valorização pessoal e escolar, reforçando o compromisso do Agrupamento com a promoção do desporto adaptado, da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento integral dos seus alunos.






