Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) é um serviço que foi implementado no Agrupamento a partir do 1º período deste ano letivo.

 

Com este serviço pretende-se promover uma afetação eficaz e eficiente dos recursos humanos no sentido de promover a resolução de dificuldades de aprendizagem dos alunos, contando para o efeito com uma equipa de trabalho que integra um elemento da Direção, que coordena, a psicóloga, a educadora social, uma professora da educação especial, a coordenadora do 1º ciclo e uma docente do apoio educativo.

Tudo começou como uma antecipação do que na altura se apontava para vir a integrar o novo normativo legal que virá substituir o regime da educação especial e que passará a abranger todos os alunos com dificuldades de aprendizagem. Teve ainda em conta o desafio que a autarquia colocou no sentido de se aproveitar o novo serviço de apoio que passou a disponibilizar às escolas (GADI – Gabinete de Avaliação Diagnóstico e Intervenção).O CAA começou por fazer um levantamento e caraterização exaustiva de todas as situações de dificuldades de aprendizagem sinalizadas no 1º ciclo, em articulação com o GADI, e, em reuniões mensais da equipa, alternadas com reuniões com os referidos serviços da Câmara, também mensais, tem vindo a promover a constante implementação e monitorização de estratégias, desenhadas o mais personalizadamente possível, em articulação com os professores titulares de turma, para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades.

A grande vantagem deste serviço, para além da permanente avaliação das necessidades e adaptação dos recursos a cada situação, de acordo com as respetivas prioridades, decorre do olhar multidisciplinar de especialistas em várias áreas, envolvendo técnicos superiores e docentes, sobre cada caso apresentado e acompanhado, para além da possibilidade de recorrer a serviços de que o Agrupamento não dispõe e que são disponibilizados pela autarquia, como por exemplo a avaliação de necessidade da terapia da fala ou a colaboração nos programas de educação parental, que também constam das estratégias implementadas.

Depois de ter estado focado no 1º ciclo, o CAA passou já, neste terceiro período, a incidir a sua atuação também no pré-escolar, tal como previa a planificação do projeto, particularmente aprofundando a preparação da transição do pré-escolar para o 1º ano de escolaridade, devendo ser alargado ao 2º e 3º ciclo, a partir do início do próximo ano letivo.

Não sendo ainda possível aferir dos efeitos deste trabalho sobre os alunos, pode dizer-se que se considera que o trabalho em equipa multidisciplinar e com a colaboração do GADI, tem permitido encontrar e implementar estratégias mais adequadas a cada caso e cada turma, permitindo ainda uma otimização dos diferentes serviços do Agrupamento em prol do sucesso dos alunos.

O Centro de Apoio à Aprendizagem do AEG despertou a atenção do coordenador da equipa de missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, considerando-o uma boa prática aquando da visita de acompanhamento realizada ao Agrupamento e solicitando autorização para divulgação do projeto, na sua página de internet, podendo agora ser visto o respetivo vídeo em https://pnpse.min-educ.pt/node/69

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