Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Aqui está o resultado de 4 semanas de "Competências Digitais" (associadas à ícaroTV) com os alunos do 3º e 4º ano de Outiz. A investigação, o guião, as narrações e a edição do vídeo fora feitos pelos alunos durante a disciplina de "Competências Digitais" uma oferta de Escola do nosso Agrupamento

 

"Nós fomos visitar uma quinta agro-pecuária. Um autocarro transportou-nos e aos meninos do infantário até à Quinta da Veiga, que fica situada em Minhotães no concelho de Barcelos. Fizemos esta visita porque estamos a aprender as atividades económicas e quisemos saber mais sobre a pecuária. O senhor Joaquim recebeu-nos na sua quinta e ofereceu-nos um chapéu e um porta-chaves e mostrou-nos os seus animais.

Começamos a visita pela “Maternidade” onde havia alguns vitelos com menos de uma semana de vida. Todos nós fizemos “festinhas” a alguns vitelos que lá estavam. Em seguida fomos ver os bovinos juvenis. Continuamos a visita, vendo um monte enorme de silagem. A silagem é a comida dos bovinos da quinta e era armazenada, junto com a ração, em cilindros gigantes. Mais à frente vimos cerca de 650 bovinos, dos quais 300 eram vacas prenhas. Nós descobrimos que as vacas comem aproximadamente 30kg de silagem e 5kg de erva e outros compostos por dia. Cada vaca produz, em média, 30 litros de leite por dia. Os bovinos também nos dão outros produtos como pele (couro) e carne. No meio do pavilhão havia uma sala de ordenha. Este lugar é onde se extrai o leite às vacas com o auxílio de máquinas complicadas de usar. Aquele espaço tem dois corredores divididos em 20 lugares para as vacas, que permitia ordenhar 40 vacas de cada vez. A senhora Filomena explicou que primeiro tinham de desinfetar as tetas das vacas e só depois é que se extraia o leite.

Nós fizemos uma entrevista ao senhor Joaquim que respondeu atenciosamente às nossas perguntas.

No final tivemos a oportunidade de subir e entrar num trator monstruoso e recebemos, cada um, uma caneta de oferta.

Antes de voltar para o autocarro tiramos uma fotografia para recordar este dia.

Nós gostamos muito desta visita porque aprendemos mais sobre a pecuária e curiosidades sobre o gado bovino."

Veja a reportagem da Icaro TV clicando aqui.

Muitos parabéns a todos os envolvidos.

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Login

Online 

Temos 90 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top