Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

SerProfessorO Agrupamento de Escolas de Gondifelos realizou um colóquio, na escola sede, no dia 26 de março, pelas 10:00h, com a duração de duas horas, sob o título “Conversas… Ser professor hoje” que contou com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Professora Doutora Alexandra Leitão.

 

Estabelecidos na visão definida no Projeto Educativo estão três princípios de atuação, o de “Um Brilho no Olhar”, o de “Uma Escola Participada” e o de uma “Organização Aprendente” e, tal como acontece com muitas outras iniciativas do Agrupamento, a atividade organizada cruza estes três princípios de atuação, na medida em que promoveu a participação ativa dos docentes numa reflexão que ajudará o Agrupamento a melhorar as condições que contribuem para consolidar o sentimento de pertença dos docentes e a sua identificação com os objetivos traçados nesse mesmo Projeto Educativo.

A iniciativa surgiu enquadrada no Projeto de Saúde Escolar do Agrupamento, onde, para além do trabalho prioritário e direto com os alunos, também os pais e os profissionais são foco de atenção. Assim, desta feita e por proposta da Equipa de Saúde Escolar do ACES AVE Famalicão, com quem trabalha em parceria, surgiu a possibilidade de se promover esta reflexão, em formato de tertúlia, com três breves comunicações, que serviram de ponto de partida para que um moderador promovesse o aprofundamento das ideias abordadas e a interação entre público-alvo e oradores.

O Agrupamento teve a honra de contar com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado, Professora Doutora Alexandra Leitão, contribuindo para dignificar e valorizar a reflexão, acompanhada, como preletora / interlocutora, pelo Professor Doutor Rui Gomes, da Universidade do Minho e pela Professora Doutora Kadydja Chagas, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, e contando com a Professora Doutora Emília Araújo Araújo, também da Universidade do Minho, no papel de moderadora.

O evento foi marcado pela adesão generalizada e atenta do corpo docente do AEG e também de muitos docentes dos restantes Agrupamentos de Escolas de Famalicão, em particular dos seus órgãos de gestão, contando ainda com professores de diferentes pontos do país, que, conseguindo encaixar este evento no meio do serviço de avaliação em que estavam envolvidos nessa altura, não perderam a oportunidade de participar na reflexão.

Agradecendo a disponibilidade de todos os elementos da mesa, o AEG agradece também a presença do Diretor Executivo do ACES Famalicão, Dr. Ivo Sá Machado, sinalizando o trabalho de parceria que permitiu a concretização deste evento, bem como a representação do Sr. Presidente da Câmara pelo Sr. Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha, dando nota do trabalho de cooperação contínuo entre a autarquia e o Agrupamento de Escolas, e ainda a participação da Sra. Deputada Dra. Augusta Santos, que fez a intermediação para a colaboração da Sra. Secretária de Estado e da presença do Sr. Delegado Regional da DGEstE, Dr. José Mesquita.

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Login

Online 

Temos 16 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top