Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ComunhaoPascal Mar2018Os valores da união, comunhão, solidariedade e sentido de pertença e também da fé, fizeram com que o dia da comunhão pascal fosse mais um dia para não esquecer na EBI de Gondifelos.

 

 

Seguindo um programa que já tem raízes, numa atividade promovida pelo professor de Educação Moral e Religiosa, Vítor Martins, em articulação com a Direção, mas envolvendo na sua preparação e condução professores, pessoal não docente, pais e alunos, o dia 23 de março, último dia de aulas do 2º período, reuniu toda a comunidade educativa para, antecipadamente, celebrar a páscoa.

 

Com uma escola em que a quase totalidade dos alunos frequenta as aulas de EMRC, tudo começou muito antes, com a planificação das atividades, contando também com a colaboração do pároco de Gondifelos, Pe. Vítor Agostinho Ribeiro, preparação e ensaio dos cânticos, sob orientação da professora de música, Goreti Martins e a colaboração da professora bibliotecária, Rosa Dias, distribuição de tarefas, incluindo a reunião de material para a construção do tapete para a procissão, a cargo do pessoal não docente, abertura do concurso anual da páscoa, que desta feita implicou a construção e decoração de um ovo de páscoa por turma e as inscrições para o torneio desportivo, a promover pela Associação de Estudantes.

Já nesse dia, ao início do quarto tempo da manhã os professores conduziram os alunos para o campo de jogos coberto, onde um altar, bem decorado pelo pessoal não docente, os esperava. O ensaio geral do cântico “guiado pela mão” começava a aquecer o ambiente e a criar o espírito para a abertura da atividade.

A chegada da cruz paroquial com o Padre Vítor Agostinho, levou o Diretor Jones Maciel a fazer  um breve enquadramento do momento e todos se silenciaram para o Pe Vítor introduzir as leituras, depois proclamadas pelos alunos e que imbuíram a comunidade do espírito de penitência caraterizador da procissão que ali começava em direção à igreja paroquial.

Com passos serenos, pelo caminho assinalado pelo colorido tapete construído com o labor e bom gosto de funcionários e de algumas mães, cantando e meditando, todos foram caminhando para se tornarem a concentrar, agora no interior da Igreja, onde o grupo coral, de muitas e belas vozes, de mais novos e mais velhos, ao som do órgão e da viola, preparava a ambiência para a celebração da eucaristia. A narração da preparação da páscoa de Jesus foi o mote para que o Pe. Vítor Agostinho destacasse a importância deste tempo na vida do Cristão e o desafio que nos coloca para sermos mais semelhantes ao próprio Cristo, assumindo e colocando em prática os seus ensinamentos de verdade, paz e amor.

No final da celebração, vivida com intensidade e recolhimento todos se colocaram de novo a caminho e, ao chegar à escola, cada turma, sob a supervisão dos seus professores, começou a preparar a refeição, começando por decorar a sua mesa sobre a qual colocou os alimentos a partilhar. Ninguém ficou com fome, tal era a variedade e quantidade dos alimentos, não faltando algumas iguarias ainda quentinhas que os pais quiseram trazer, marcando também presença, tal como o arroz de feijão e as deliciosas pataniscas que a empresa concecionária da cantina quis oferecer ao pessoal docente e não docente.

No fim deste salutar convívio e momento de fortalecimento dos laços entre os elementos da comunidade, passou-se para o concurso dos ovos de páscoa, e o júri, constituído pelo diretor, pela chefe dos serviços administrativos, pela encarregada do pessoal e pelo pároco de Gondifelos, não teve tarefa fácil para encontrar um vencedor entre os fantásticos trabalhos a que as diferentes turmas quiseram apresentar, com a ajuda dos respetivos professores e encarregados de educação. Mas, depois de muito sofrimento pelo tempo de espera no anúncio dos resultados, o primeiro ciclo festejou por arrecadar os três primeiros lugares para turmas suas, sendo o primeiro lugar e o voucher de 100 euros para apoio ao transporte de uma visita de estudo atribuído ao trabalho conjunto das turmas 1/2 e 3/4 da escola de Cavalões, não sem que o júri tenha dado os parabéns a todos os participantes, destacando a qualidade dos trabalhos apresentados.

O resto da tarde foi também muito bem passada com as atividades desportivas preparadas pela Associação de Estudantes e que para além dos diretamente participantes, juntou na assistência muitos dos restantes alunos.

Scroll to top